Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Campanha ressalta o papel das empresas aéreas no transplante de órgãos

Notícias

RSS

20/10/2014

Campanha ressalta o papel das empresas aéreas no transplante de órgãos



A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) lançou recentemente a campanha Asas do Bem, com o médico Drauzio Varella, para mostrar o papel das companhias aéreas no transplante de órgãos no Brasil. O objetivo da iniciativa é ajudar a ampliar o número destes procedimentos, reduzir a perda de órgãos saudáveis e beneficiar pacientes em todo o país. Anualmente, são realizados cerca de 4,5 mil voos que ajudam a salvar mais de seis mil vidas.

O sucesso de um transplante está diretamente ligado ao tempo entre a captação de um órgão doado e a realização da cirurgia no receptor. Para isso, é necessário ter um sistema aéreo eficaz para que a agilidade no transporte seja a diferença que salva vidas. Atualmente, 30% dos órgãos e tecidos chegam aos seus destinos de avião.

As aeronaves que transportam órgão têm prioridade de pousos e decolagens nos aeroportos. Os operadores aeroportuários garantem também prioridade ao condutor do órgão e aos integrantes das equipes de captação e condução, nos procedimentos de inspeção de segurança e no acesso aos portões de embarque e desembarque.

Saiba mais sobre a campanha

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!