Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Unidades de saúde realizam Curso Básico de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes

Notícias

RSS

24/04/2014

Unidades de saúde realizam Curso Básico de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes



Visando à capacitação dos profissionais de saúde, o Programa Estadual de Transplantes, em parceria com instituições de saúde de todo o Estado do Rio de Janeiro, oferece aos profissionais da área o Curso Básico em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes.

“O objetivo deste curso é informar como acontece a doação de órgãos no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro, abordando alguns aspectos legais, éticos e técnicos do diagnóstico de morte encefálica, de avaliação e manutenção do potencial doador de órgãos e tecidos para transplantes”, esclarece o coordenador do departamento de educação e pesquisa do PET, André Albuquerque.

O curso é destinado para todos os profissionais de saúde que trabalhem em estabelecimentos de saúde. Não há pré-requisito para participar, embora não seja exclusivo, é preferencialmente para profissionais com 3º grau completo, sendo estes médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos.

É importante ressaltar que este serviço é realizado de acordo com a demanda de cada instituição de saúde, que agendará junto ao PET a melhor data e horário para a sua realização. “Este contato deve ser feito, preferencialmente, pela direção do hospital ou pela coordenação dos setores de UTI/CTI, emergência, CIHDOTT/OPO”, explica André.

O evento é realizado no auditório da unidade de saúde solicitante e tem duração média de três horas e meia, no período da manhã ou da tarde. O encontro irá abordar os seguintes temas: processo de doação-transplantes, morte encefálica, avaliação/manutenção do potencial doador e acolhimento/entrevista familiar.

Em 2013, o PET realizou 20 cursos básicos em todo o estado do Rio de Janeiro, formando cerca de 1.000 profissionais de saúde.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!