Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Transplante de córnea: tire suas dúvidas

Notícias

RSS


24/08/2016

Transplante de córnea: tire suas dúvidas


A visão é um dos sentidos mais importantes, mas alguns problemas podem afetar partes importantes dos olhos. Quando estes problemas se tornam graves a ponto de existir a perda da integridade da córnea ou de existirem defeitos oculares que ponham em risco a anatomia ou a função do olho, o transplante do tecido é indicado. Mas o que é a córnea? Como é este transplante? Quando ele é indicado? Logo abaixo respondemos estas e outras questões. Confira e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a córnea?

A córnea é uma estrutura transparente, que fica na parte anterior do globo ocular, na frente do olho. Ela é um tecido delicado e fino que faz com que as pessoas enxerguem ou não com nitidez. Caso algum problema faça com que o tecido se torne opaco, a pessoa pode ter a visão prejudicada.

O que é o transplante de córnea?

É uma cirurgia que consiste em substituir um pedaço da córnea doente, seja total ou parcialmente, por uma córnea saudável. Pode ser substituída toda a espessura da córnea (penetrante) ou somente uma porção dela (lamelar).

Quando o transplante de córnea é indicado?

A cirurgia pode ser necessária quando há a perda da integridade da córnea. Ela é realizada para melhorar a visão ou corrigir defeitos oculares que ponham em risco a anatomia ou a função do olho. Problemas como o ceratocone, úlceras, infecções, traumas, cirurgias intra-oculares, distrofias, defenerações, alergias e queimaduras com substâncias químicas, entre outros, podem prejudicar a visão. Caso não seja possível recuperar a córnea com tratamentos específicos, o transplante é indicado.

Quais as chances de o transplante de córnea ser bem sucedido?

A chance de sucesso da cirurgia depende do problema que motivou o transplante. A porcentagem de sucesso é alta nos casos não complicados e de bom prognóstico. Normalmente, os resultados após a substituição da córnea são muito bons, mas a visão do paciente também depende de outras estruturas oculares. Pode levar alguns meses após a cirurgia para que a visão atinja seu melhor potencial, mas após algumas semanas o paciente já será capaz de perceber alguma melhora.

Existe a chance de alguma doença ser transmitida para o paciente que recebe uma córnea?

O tecido doado passa por um rigoroso controle de qualidade e por um processo de avaliação quanto à sua condição óptica. O transplante é realizado somente com as córneas que apresentem boa perspectiva para o sucesso da cirurgia. Também são realizados exames sorológicos nos doadores, para evitar a transmissão de doenças infecciosas. Esse controle é feito pelos bancos de tecidos oculares, seguindo as normas da Anvisa, do Sistema Nacional de Transplantes e em concordâncias com as recomendações internacionais.

Quem pode ser doador de tecidos oculares?

Qualquer pessoa entre 2 e 80 anos, que tenha ido a óbito e que a família tenha autorizado a doação. Não são impeditivos para a doação o uso de correção visual (óculos ou lentes de contato) ou a existência de algum distúrbio visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. A viabilidade de cada caso é analisada pela Central de Transplantes.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!