Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » 2018: é tempo de mudar

Notícias

RSS

29/12/2017

2018: é tempo de mudar



O ano passou num piscar de olhos, certo? Mas para quem ainda aguarda na lista de espera por um transplante o tempo parece se arrastar. Ter uma segunda chance de vida é o que essas pessoas mais desejam e somente com a conscientização sobre a importância da doação de órgãos será possível diminuir o tempo de permanência nesta lista.

Enquanto para muitas pessoas a doação é um ato natural, para tantas outras ainda é um ponto de interrogação ou, pior, um sinal negativo. Afinal, no momento da dor, ao ver o ente querido no leito com o coração batendo e o rosto sereno, surge a incompreensão de que ali está apenas um corpo cujos órgãos só funcionam com a ajuda de aparelhos.

Ao contrário do coma, quando o paciente tem atividade cerebral e circulação de sangue no cérebro, a morte encefálica é a completa e irreversível parada de todas as funções deste órgão. A falta de entendimento é comum quando se percebe o coração ainda batendo. Isso acontece porque enquanto os testes para confirmar a morte cerebral estão sendo realizados, um aparelho, chamado ventilador, fornece oxigênio para o paciente. Simultaneamente, o mesmo também recebe remédios para aumentar a pressão arterial.

Entender a importância da doação de órgãos é essencial para que o trabalho realizado por equipes como as do Programa Estadual de Transplantes (PET) seja realizado. Um único doador pode ajudar a salvar até oito vidas e, no caso da doação de tecidos, cerca de 50.

O fim de ano está aí. Aproveite o período que favorece os momentos de reflexão e retrospectiva para pensar no próximo. Doar órgãos é um ato de amor e carinho. Há pessoas na lista de espera, dentre elas muitas crianças, que aguardam um único gesto que pode mudar uma vida inteira. Coloque-se no lugar do outro. Não seria maravilhoso de receber um órgão se esta fosse a sua única alternativa para viver? Conte para a sua família sobre a sua decisão, afinal, somente ela poderá autorizar o procedimento. Aproveite, para declarar a sua vontade cadastrando-se no site www.doemaisvida.com.br , e ajude a compartilhar esta iniciativa com seus familiares e amigos através das redes sociais.

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!