Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Jardim do Doador: HEAT possui espaço reservado para o plantio de jasmim

Notícias

RSS

13/11/2017

Jardim do Doador: HEAT possui espaço reservado para o plantio de jasmim



Fotos: Everton Barsan/SES

Quando uma família diz sim à doação de órgãos ela proporciona uma segunda chance de vida para outras pessoas. E para eternizar esse ato de amor foi criado no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), localizado em São Gonçalo e referência no estado para casos de média e alta complexidade, o Jardim do Doador. O espaço foi instalado numa área reservada para as famílias plantarem pés de jasmim em homenagem aos doadores.

“Fiquei pensando no que fazer para contribuir no bem-estar da sociedade. O Jardim é um trabalho de psicologia cognitiva positiva. Aqui é o único lugar do país que tem um espaço assim. O plantio representa a coragem da família pela doação. O jasmim, uma planta branca e cheirosa, vai crescer e florescer assim como os órgãos doados vão viver em outras pessoas, representando a continuidade da vida”, contou o psicólogo Luiz Antônio Teixeira Jr., da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do HEAT, que idealizou o projeto e trabalha na unidade desde 2013.


O papel realizado por Luiz Antônio faz parte do trabalho da CIHDOTT do HEAT que acolhe os familiares de pacientes que tiveram a morte cerebral confirmada. É neste momento que o psicólogo entra em ação para falar sobre a possibilidade da doação de órgãos. Com carinho e, acima de tudo, muito respeito, a equipe (um médico e dois enfermeiros) explica o diagnóstico, esclarece todas as dúvidas e enfatiza o quanto o ato de doar pode ajudar muitas outras pessoas.

Após a escolha da família pela doação dos órgãos, o plantio do jasmim é oferecido como uma forma de homenagear os doadores. O espaço é aberto às famílias e aos profissionais de saúde que desejam ter um momento de paz e reflexão.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!