Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Banco de Pele: workshop prepara Centros de Tratamento de Queimados para futura inauguração no Rio

Notícias

RSS

13/01/2017

Banco de Pele: workshop prepara Centros de Tratamento de Queimados para futura inauguração no Rio



No último dia 11 foi realizado, na Fundação Saúde, em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras, o “Workshop de Uso de Aloenxertos Cutâneos”, com o objetivo de preparar os Centros de Tratamento de Queimados do Rio de Janeiro para a inauguração do primeiro Banco de Pele do estado. Dentre os participantes, o evento contou com a presença do Coordenador do Programa Estadual de Transplantes (PET), Dr. Rodrigo Sarlo, do Responsável Técnico do Banco de Tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Dr. Rafael Prinz e da médica cirurgiã plástica especialista no assunto e ex-diretora do banco de tecidos de Melbourne, na Austrália, Dra. Marisa Herson.

“O workshop teve o intuito de mostrar para os profissionais da área (cirurgiões plásticos) sobre a importância da doação de tecidos e o processo de retirada da pele, quais são as principais indicações e explicar toda a questão referente à estruturação do Banco de Pele, solicitação e credenciamento dos centros de tratamento de queimados”, diz o Dr. Rodrigo Sarlo.

Durante o evento a ex-diretora do banco de tecidos de Melbourne, Dra. Marisa Herson, falou, com base em seus 20 anos de experiência na área, sobre o uso de aloenxertos.

“O Banco de Pele é uma forma de conduzir o tratamento de queimados, aumentando a possibilidade de sobrevivência dos pacientes. Trouxemos a Dra. Marisa Herson, referência na área, com o objetivo de impulsionar e explicar a forma correta de utilização da pele”, conta o Responsável Técnico do Banco de Pele em implantação, Dr. Victor Lima.

A criação do Banco de Pele é uma parceria entre o PET e o Banco Multitecidos do INTO que já fornece tecidos musculoesqueléticos e córneas ao país inteiro. O objetivo é que ele se torne referência na captação e fornecimento de pele para tratamento de queimados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!