Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Setembro verde: mês marca Campanha Nacional de Doação de Órgãos

Notícias

RSS

14/09/2017

Setembro verde: mês marca Campanha Nacional de Doação de Órgãos


 


É verdade que o índice de doação de órgãos vem crescendo cada vez mais no Brasil. Os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) indicam que houve um crescimento de 24% entre 2012 e 2016. Celebrar é preciso, mas continuar o trabalho de conscientização quanto à importância da doação se faz necessário. Afinal, 35 mil pessoas aguardam, ansiosas, na fila de espera por uma segunda chance.

Com o objetivo de contribuir para esta conscientização, foi instituído por lei – Lei Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014 – que setembro seria o mês dedicado a isso, recebendo a denominação de Setembro Verde. No dia 27 de setembro, quando comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos, diversas ações serão realizadas por hospitais com o objetivo de conscientizar sobre a importância do assunto.

A expectativa do trabalho da ABTO é que o número de doações continue crescendo em torno de 10% a cada ano. A recusa familiar é ainda o maior obstáculo encontrado para que a fila de espera não ande tão rápido. Só no ano passado, dados da ABTO indicam que as centrais de transplantes estaduais identificaram 10.158 pessoas que tiveram morte encefálica e poderia ser doadoras. Foram consultadas 5.939 famílias e 2.571 não deram autorização para a doação.

Como não há necessidade de deixar algo por escrito autorizando a doação dos órgãos após a morte, muitas vezes a família não sabe sobre o desejo daquele ente querido e acaba não permitindo o procedimento. Por este motivo é tão importante conversar sobre o assunto. Somente a família pode autorizar a doação. Não deixe de falar sobre isso com ela se esta for a sua vontade.

Você pode também manifestar o seu desejo cadastrando-se no site www.doemaisvida.com.br. Lá você pode deixar registrada a sua vontade e ainda compartilhar com os familiares por e-mail ou pelas redes sociais.
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!