Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Doação de órgãos depende do consentimento familiar

Notícias

RSS

18/12/2014

Doação de órgãos depende do consentimento familiar



A doação de órgãos e tecidos ainda é um assunto que gera dúvidas para a população. O gesto de solidariedade, que ajuda a renovar a vida de milhares de pessoas, encontra um importante obstáculo: a negativa familiar. Em muitos casos, o ato não é aprovado pelo fato dos parentes desconhecerem este desejo do ente querido.

Por este motivo, é fundamental ter diálogo e deixar clara a vontade de ser um doador. Mesmo que haja um registro por escrito expressando tal desejo, o processo só pode ser concretizado com a autorização da família.

O coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo, destaca a importância do ato de doar um órgão e diz que o tema não deve ser tabu entre as pessoas.

“É um gesto nobre de amor ao próximo. Mesmo no momento de dor, as famílias precisam pensar que a doação dos órgãos de um ente querido poderá ajudar a salvar a vida de pessoas que estão a espera de um órgão e só tem essa alternativa. A negativa reflete diretamente no número de transplantes realizados. A doação de órgãos não pode ser um assunto tabu entre os familiares”, explica Rodrigo Sarlo.

Com muito trabalho, diálogo e campanhas de esclarecimento, o Rio de Janeiro evoluiu muito nesta área. Em 2014, o estado atingiu uma importante marca na doação de órgãos e tecidos. De janeiro a novembro, 57,5% das famílias em situações de morte encefálica disseram sim e ajudaram a renovar a vida de milhares de pessoas. Em 2013, o número de autorizações foi de 51,6%. Esta evolução foi possível graças ao trabalho realizado pelos profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET), especialmente pela Coordenação Familiar, uma equipe especializada no atendimento à família que oferece apoio aos familiares no momento pré-doação, com uma abordagem diferenciada e acolhedora.

Mas este panorama precisa ser mantido, afinal, muitas pessoas ainda aguardam por um órgão. Por isso, faça a sua parte, converse com a sua família e mostre o seu desejo de ser um doador. Doar órgãos salva vidas e leva esperança a muitas pessoas, mas depende de você. Mostre a sua solidariedade. Doe mais vida, é só dizer sim!

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!