Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Doação: um ato de amor

Notícias

RSS

19/06/2018

Doação: um ato de amor


Doação: um ato de amor
O transplante de órgãos e tecidos é, para muitas pessoas, a única esperança de vida. A doação significa, portanto, dá uma nova oportunidade a outras pessoas. Um ato, não há definição melhor, de amor.

Claro que, por trás de gesto tão nobre é preciso todo um sistema programa que funcione de forma integrada e eficaz. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem o maior programa público de transplante do mundo – cerca de 87% dos transplantes de órgãos são feitos com recursos públicos – e possibilita que cada vez mais pessoas possam seguir vivendo.

Mas para isso, mas do que uma estrutura, é preciso o envolvimento de toda a população. Você, a pessoa aí do seu lado, aquela ali mais adiante, seu vizinho, o desconhecido que passou por você na rua... Todos precisam ter consciência do significado e da relevância do ato de doar.

O primeiro passo, claro, é se informar e tirar dúvidas – aqui na página do PET você pode fazer isso. Aí, então, é preciso conversar com a sua família. Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

Há dois tipos de doador. O doador vivo é aquele que doa um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão – ou seja, uma doação que não prejudique a sua própria saúde. Pela lei, parentes até o quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial. Já o doador falecido é um paciente com morte encefálica, geralmente vítimas de catástrofes cerebrais, como traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral)

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes.

Quero ser doador

Como dito acima, no Brasil somente a família pode autorizar a doação de órgão e tecidos. Mas você, além de conversar com sua família e deixar clara a sua escolha, pode torna-la pública por meio do Doe+Vida. Para isso, basta se cadastrar no site www.doemaisvida.com.br. Lá você pode deixar registrada a sua vontade e ainda compartilhar com os familiares por e-mail ou pelas redes sociais.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!