Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Catedral Metropolitana do RJ recebe iluminação verde no Dia Nacional do Doador de Órgãos

Notícias

RSS

26/09/2017

Catedral Metropolitana do RJ recebe iluminação verde no Dia Nacional do Doador de Órgãos



Quem passar pela Avenida Chile, no Centro do Rio nesta quarta-feira 27/09, vai perceber que a Catedral Metropolitana da cidade ganhou uma iluminação especial. As lâmpadas verdes têm o objetivo de chamar a atenção para o Dia Nacional do Doador de Órgãos, que é comemorado amanhã.

- A parceria com a sociedade é fundamental para que o debate sobre doação de órgãos faça parte de nosso cotidiano. Temos conseguido bater recordes de doações e esses resultados são reflexo do trabalho sério desenvolvido por nossas equipes- disse Luiz Antonio Teixeira Jr., secretário de Estado de Saúde.
A previsão do Programa Estadual de Transplantes (PET) é que o ano de 2017 tenha o melhor saldo de cirurgias desse tipo desde que o PET foi criado, há sete anos. Até agosto, foram realizados 966 transplantes no estado. No ano passado, durante todo o ano, foram 1.128.

O transplante de córnea é o procedimento que lidera o ranking. No passado a fila de espera para este tipo de transplante chegou a ser de 10 anos, atualmente a média de espera é de oito meses. Entre janeiro e agosto de 2017, foram realizados 576 transplantes de córnea, o número supera todo o ano de 2016, quando foram feitos 575 procedimentos desse tipo. Outra boa notícia é que só em agosto foram realizados 106 transplantes de córnea, o antigo recorde mensal era de 96 cirurgias.

- A informação é nossa principal estratégia para que a doação de órgãos seja um assunto encarado com cada vez mais naturalidade entre os brasileiros. Acredito que estamos no caminho certo, a evolução nos números tem nos mostrado isso - explica Gabriel Teixeira, coordenador do Programa Estadual de Transplantes.

Outra cirurgia que está muito próxima de bater o recorde é o transplante de coração. Entre janeiro e agosto desse ano foram realizadas 9 cirurgias, mesmo número do ano passado inteiro. Os números de transplantes de rins também são significativos. No ano passado, até agosto, foram 233 procedimentos. Este ano, no mesmo período, foram 234.

Vidas que dependem do “sim” – A legislação brasileira determina que apenas parentes diretos de pacientes com diagnóstico de morte encefálica têm o direito de autorizar a doação de órgãos e tecidos. Não há nenhum documento que possa ser deixado em vida para garantir que a doação ocorra após a morte. Portanto, conversar entre as famílias e expor o desejo de ser doador é a forma mais importante de fazer com que essa vontade seja respeitada. Em 2016, entre as famílias entrevistadas pelas equipes de acolhimento familiar, 46% deram resposta negativa à doação. Já nestes seis primeiros meses de 2017, esse índice está em 45,5%.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!