Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Hemorio precisa aumentar estoques de sangue

Notícias

RSS

15/01/2018

Hemorio precisa aumentar estoques de sangue



Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES) os meses de dezembro e janeiro são os mais críticos do ano para o Hemorio. Isso porque as festas e as férias de verão acabam refletindo no número de doadores que diminui consideravelmente. E o que poucas pessoas acabam não lembrando é que quem doa sangue também contribui para que as cirurgias de transplantes de órgãos sejam realizadas.

- Doar sangue é um ato de amor. Quero agradecer quem tem ajudado a transformar o Hemorio em campeão nacional de doação de sangue e continuamos contando com a ajuda da população carioca, sempre tão solidária, para que possamos atender, de forma satisfatória, à demanda atual da rede - declarou o secretário de saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

Ao longo de 2017, o Hemorio recebeu mais de 106 mil candidatos à doação e coletou 79.788 bolsas de sangue. Em 2016, foram mais de 84 mil candidatos e 62 mil bolsas coletadas.

Qualquer pessoa, entre 16 e 69 anos, com mais de 50kg e bem de saúde, pode doar sangue. Os homens podem a cada dois meses, até quatro vezes ao ano. Já as mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano.

Se você tem entre 16 e 17 anos e deseja doar sangue é só levar a autorização preenchida por seu responsável. Clique aqui para baixar e imprimir a autorização.

Não é necessário estar em jejum. Apenas evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebida alcóolica 12 horas antes.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!