Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Por que a conversa é tão importante quando o assunto é doação?

Notícias

RSS

03/06/2019

Por que a conversa é tão importante quando o assunto é doação?


Por que a conversa é tão importante quando o assunto é doação?
Um gesto nobre, um ato de amor, uma decisão que salva vidas. Assim pode ser definida a doação de órgãos e tecidos. Mas, claro que, até pela grandeza do gesto que estas definições deixam bem claras, esta nem sempre é uma decisão fácil. É preciso se informar, refletir e... Conversar.

Mas por que a conversa é tão importante quando o assunto é doação? A resposta para a pergunta que é também o título desta matéria está na legislação brasileira. De acordo com a lei, somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos e tecidos de pacientes com morte encefálica.

Pela legislação vigente, nenhuma declaração em vida é válida ou necessária. Não há possibilidade de deixar em testamento, não são mais válidas as declarações nos documentos de identidade e carteiras de habilitação.

Por isso, é fundamental uma conversa franca e aberta com seus familiares. Nem sempre é um conversa fácil, mas é necessária. Até porque, além de ser o único meio de garantir sua vontade, pode ser, também, uma forma de falar sobre o assunto, de levantar a discussão sobre algo tão importante e relevante.

Acolhimento

Sua conversa com sua família é importante, mas há outra também fundamental, a conversa da Coordenação Familiar do Programa Estadual de Transplantes (PET) com as famílias. Quando o paciente é identificado como possível doador, a coordenação do PET autoriza o acolhimento familiar. A coordenação familiar entra, então, em contato com a família.

Neste contato é preciso empatia e respeito pela dor e pelo sofrimento desta família. Por isso, processo de doação e transplantes exista uma corrida contra o tempo, o tempo da família. Mas mesmo com a autorização da família o processo não se encerra aí. A equipe fica disponível 24h por dia e há sempre a possibilidade de tirar de dúvidas e de conversar e receber conforto.

Doe+Vida

Mas voltando a sua conversa com seus parentes... Além dela, há outra forma de declarar seu desejo de ser um doador de órgão e tecidos: por meio do Doe+Vida. Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente.

No site www.doemaisvida.com.br é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastrar é possível compartilhar esta vontade com seus familiares e ainda compartilhar com os amigos. Uma forma de levar a mais pessoas informações sobre a doação e sobre a importância deste gesto.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!