Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Tudo o que você precisa saber sobre o transplante renal infantil

Notícias

RSS

19/07/2017

Tudo o que você precisa saber sobre o transplante renal infantil



Atualmente, o transplante renal infantil é responsável por dar uma chance de maior sobrevivência a crianças com doenças renais crônicas. Muitas são as dúvidas sobre o procedimento nos pequenos e, por isso, convidamos a médica nefropediatra Regina Novaes, responsável pela área de transplante renal do Hospital Estadual da Criança para responder algumas dúvidas. Confira:

Programa Estadual de Transplantes - As causas que levam a disfunção renal irreversível nas crianças diferem das encontradas em adultos?
Regina Novaes
- Nos adultos as causas mais comuns são hipertensão arterial e diabetes, o que não são comuns em crianças. Em crianças, as causas mais comuns são a malformação do trato urinário. São alterações que ocorrem durante a formação dos rins e do trato urinário do feto. Essas alterações acabam levando à insuficiência renal.

PET – Quando o transplante é necessário?
Regina Novaes -
O transplante é necessário quando o rim não dá mais conta do trabalho dele que é filtrar o sangue e as toxinas se acumulam no organismo. Isso ocorre quando o rim passa a funcionar com 10 a 15% da sua capacidade, então, nesse momento, é indicado o início do tratamento dialítico e também o transplante renal.

PET – A fila do transplante é única, mas as crianças têm prioridade?
Regina Novaes –
As crianças que aguardam na fila têm uma prioridade relativa. Isso significa que se o doador for menor de 18 anos, somente os pacientes menores de 18 anos que estão na lista de espera vão receber estes rins. Por isso há certa prioridade com relação aos pacientes adultos.

PET – O rim recebido precisa ser, necessariamente, de outra criança? Quais são os critérios?
Regina Novaes –
A criança pode receber um rim de um adulto. Às vezes é preciso ter cuidado com a diferença de tamanho, por exemplo, um adulto muito grande e uma criança muito pequena. Mas na grande maioria das vezes a gente consegue implantar o rim de um adulto em uma criança.

PET – Em média, qual é o tempo de espera na fila?
Regina Novaes -
O tempo de espera depende do número de doações. Geralmente fica em torno de três a seis meses. Para os adultos o tempo de espera é maior.

PET – A partir de que idade a criança pode passar por um transplante de rim?
Regina Novaes –
A gente não pensa muito na idade, não existe uma idade mínima. A gente pensa mais em peso. A criança que está com insuficiência renal tem muita dificuldade em crescer e ganhar peso. Com isso, muitas vezes a gente tem crianças com 5 ou 6 anos com peso de criança com dois anos. O peso considerado é de cerca de 10 kg. Em alguns lugares do Brasil são feitos transplantes com crianças com 7 ou 8kg.

PET – Sobre a vida após o transplante.
Regina Novaes –
A insuficiência renal na criança é muito mais grave do que no adulto. Quando a criança precisa de diálise ela deixa de crescer, deixa de se desenvolver. Quando elas transplantam a qualidade de vida melhora muito, elas voltam a ter uma vida de criança, voltam a brincar, a correr, a ir à escola. Por isso é tão importante saber sobre a doação e sobre o transplante. Costumo dizer que doar é doar vida mesmo porque essas crianças voltam a viver depois do transplante.

Para saber como entrar na fila de espera para um transplante, clique aqui.
 

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!