Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Tecidos: saiba mais sobre a doação

Notícias

RSS

27/05/2019

Tecidos: saiba mais sobre a doação


Tecidos: saiba mais sobre a doação
Quando falamos em doação pensamos imediatamente em órgãos, mas aqui mesmo você já deve ter lido algumas vezes doação de órgãos e tecidos. Mas você sabe, afinal, o que são tecidos e como é a doação e o transplante deles?

Quando o assunto é doação a referência aos tecidos é, obviamente àqueles que podem ser doados. Podem ser doados os tecidos oculares como córnea e esclera, e também pele, ossos, cartilagens, tecidos cardiovasculares como valvas cardíacas, vasos, entre outros.

A doação pode ser realizada tanto por doadores com diagnóstico de morte encefálica quando em doadores em situação de parada cardíaca. Os possíveis doadores de tecidos passam por rigorosa avaliação clínica, física e social, onde a possibilidade de doação poderá ser excluída ou aceita. Serão realizados também exames laboratoriais para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue que em caso positivo são contra indicação para a doação e utilização do tecido.

A doação de tecidos, exceto córnea, é realizada com maior frequência nas localidades onde estão localizados os bancos de tecidos autorizados por conta da infraestrutura, logística e treinamento necessários. Já existe, na rotina dos serviços onde estão localizados os bancos de tecidos, orientação para as comissões intra-hospitalares de transplante de questionar a família sobre a possibilidade da doação de outros tecidos.

Assim como no caso dos órgãos, apenas equipes treinadas e autorizadas para a retirada do tecido podem realizar o procedimento. Normalmente são profissionais da equipe própria do banco. Da mesma forma, a doação precisa de autorização da família. E aí há um problema que costuma ser recorrente, o preconceito.

Em geral, a doação de ossos e de pele sofre preconceito por parte dos familiares por falta de informação. A família pensa que a aparência do familiar falecido poderá ficar comprometida. Quando devidamente informados, geralmente aceitam fazer a doação, pois as áreas doadoras do corpo não ficam aparentes, não deixando sangramento ou deformações.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!