Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Mural da vida: histórias de quem optou por um gesto de amor

Notícias

RSS

15/07/2019

Mural da vida: histórias de quem optou por um gesto de amor


Mural da vida: histórias de quem optou por um gesto de amor
Muito falamos aqui sobre a importância da doação, sobre a grandeza deste gesto e das vidas que são salvas e como isso tudo pode ser resumido em uma palavra: amor. Mas se é de doação, grandeza e amor que falamos, nada melhor do que dar voz a quem passou pela difícil situação de perder um ente querido e, mesmo em meio a dor, tomou a decisão de doar – órgão, no sentido real e prático; mas vida em um sentido muito mais amplo.

O Mural da Vida foi criado pelo Programa Estadual de Transplantes (PET) justamente para isso, para dar voz a quem quiser compartilhar sua história, sua experiência e sua opinião sobre a doação. O espaço, que tem destaque no nosso portal, reúne histórias emocionantes, comoventes, mas, principalmente – não há como não ser repetitivo em relação a isso – de muito amor.

São filhos, pais, mães, esposas, pessoas como Márcia Elena, mãe de Victor, que diz que, apesar da dor da perda do filho após a doação tem certeza e plena convicção de que esta foi a melhor decisão a ser tomada. “Tenho certeza que essa seria a vontade do meu filho também. Se fica uma compensação disso tudo é a de saber que apesar de ter perdido o meu bem maior e mais precioso, conseguimos salvar cinco vidas”, escreveu.

Já Regina, mãe do pequeno Arthur, de 8 anos, conta que tomou a decisão da doação para ajudar o próximo. “Naquele momento era minha família que estava sofrendo, não queria fazer outra família sofrer. Perder meu filho não foi fácil. Então, por que não deixar aquele coraçãozinho do meu menino alegre bater em outra criança que lutava para viver? Isso me deu coragem em fazer a doação de órgãos e tecidos”.

Wagner, conta que perdeu o pai Wilson e resume: “o que me deixa alegre em meio a tanta tristeza é saber que em sua partida outras pessoas tiveram a chance de viver um pouco mais”. Como estas são muitas outras histórias que mostram o impacto, na vida real, da doação.

Os depoimentos são todos enviados de forma espontânea aqui pelo portal mesmo. Além de famílias que autorizaram a doação dos órgãos de seus entes queridos há ainda o relato de pessoas que passaram pelo transplante e ganharam uma nova possibilidade. Se quiser conferir as histórias ou se quiser participar deixando também deu depoimento, acesse aqui a página do Mural da Vida.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!