Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Seminário sobre doação e transplantes de órgãos é realizado pela UFRJ

Notícias

RSS

16/03/2017

Seminário sobre doação e transplantes de órgãos é realizado pela UFRJ



Fotos: Cess

O primeiro seminário do evento “Debates em Saúde”, promovido pelo Centro de Estudos em Gestão de Serviços em Saúde (CESS) do Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi realizado no dia 13 de março, na Cidade Universitária. No evento inaugural, o tema foi “Doação e Transplante de Órgãos”.

O seminário de curta duração contou com a presença da coordenadora da Organización Nacional de Trasplantes (ONT) da Espanha, Carmen Segovia, e da coordenadora geral do Sistema Nacional de Transplantes no Ministério da Saúde do Brasil, Rosana Nothen. Também estiveram presentes importantes pesquisadores brasileiros como: o Coordenador do Programa Estadual de Transplantes (PET) do Rio de Janeiro e doutorando Coppead, Rodrigo Sarlo, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), professor Alexandre Marinho e o coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina e doutorando Coppead, Joel Andrade. O debate foi mediado pelo vice-presidente da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (Adote) e pós-dourando Coppead, Rafael Paim.

“Pudemos discutir e refletir sobre o panorama atual da doação e transplantes no país compartilhando experiências, teoria e prática entre os palestrantes, acadêmicos e o público. Acho que a Universidade tem a responsabilidade de realizar esses encontros e atividades em prol do desenvolvimento do sistema de saúde”, afirma o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo.

É notório afirmar que o transplante, muitas vezes, é a única opção de tratamento para pacientes que sofrem de doenças crônicas. Como a escassez de órgãos para doação é um problema enfrentado no mundo inteiro, a proposta do seminário foi promover uma discussão sobre como aumentar a captação e como reduzir as perdas de órgãos ao longo do processo, questionamentos esses discutidos a partir das experiências do Brasil e da Espanha.

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!