Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Quero ser um doador de órgãos e tecidos. O que devo fazer?

Notícias

RSS

29/04/2019

Quero ser um doador de órgãos e tecidos. O que devo fazer?


Quero ser um doador de órgãos e tecidos. O que devo fazer?
Um ato nobre, um gesto de amor que salva vidas. Assim pode ser definida a doação de órgãos e tecidos. Talvez você, consciente da grandiosidade deste gesto decida: “quero ser um doador”. Mas é provável que em seguida se pergunte: “o que devo fazer?”.

A resposta é conversar. Isso mesmo! Para que a sua decisão de ser um doador de órgãos e tecidos seja respeitada você precisa conversar e deixar claro o seu desejo para seus familiares, já que são eles que irão autorizar ou não a doação.

No Brasil, a doação de órgãos só é feita com autorização familiar. Pela legislação brasileira, não há como garantir a doação com documentos deixados em vida, por exemplo. Por isso a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários.

Nem sempre é um conversa fácil, mas é necessária. Até porque, além de ser o único meio de garantir sua vontade, pode ser, também, uma forma de falar sobre o assunto, de levantar a discussão sobre algo tão importante e relevante.

Além disso, que tal compartilhar a ideia? Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente.

No site www.doemaisvida.com.br é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastrar é possível compartilhar esta vontade com seus familiares e ainda compartilhar com os amigos.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!