Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Setembro Verde: um incentivo para falar sobre doação de órgãos com sua família

Notícias

RSS

04/09/2018

Setembro Verde: um incentivo para falar sobre doação de órgãos com sua família


Setembro Verde: um incentivo para falar sobre doação de órgãos com sua família
Um gesto de amor que salva vidas. Assim é a doação de órgãos e tecidos. Para informar e conscientizar sobre a grandeza e a importância deste gesto foi definido por lei – Lei Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014 – que setembro seria o mês dedicado a isso, recebendo a denominação de Setembro Verde. O mês não foi escolhido ao acaso, que é em setembro, no dia 27, que se celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos.

Todos os anos, por meio da campanha, diversas ações são realizadas. A mais visível talvez seja a iluminação de pontos turísticos e prédios importantes de cidades brasileiras. Mas que tal aproveitar a campanha para falar sobre o assunto. Embora tão importante, a doação de órgão ainda é um tema que levanta dúvidas. Nada melhor, então, do que informação, não é mesmo?

Informação é sempre importante, mas no caso da doação de órgão é fundamental que o assunto faça parte, de forma clara, aberta e sincera, das conversas em família. Afinal, a legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos e tecidos de pacientes com morte encefálica.

Não existe nenhum documento que possa ser deixado, em vida, para garantir a doação. Desta forma, se você quer ser um doador é importantíssimo declarar esta vontade para os familiares. Esta é a melhor forma de fazer com que sua vontade seja conhecida e respeitada.

Você também pode declarar seu desejo de ser um doador de órgão e tecidos por meio do Doe+Vida. Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente. No site www.doemaisvida.com.br é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastra é possível compartilhar esta vontade com seus familiares e ainda compartilhar com os amigos.

A decisão de doar órgãos, sempre é bom repetir, é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas e leva esperança para muitas pessoas. Mas declarar sua vontade é uma forma de apoiar e divulgar este gesto de solidariedade. Basta dizer sim! Converse com sua família e compartilhe esta ideia. Vida a gente curte. E compartilha.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!