Início » Fique por dentro » Notícias » Em ação inédita, um único doador salvou oito vidas

15/04/2019

Em ação inédita, um único doador salvou oito vidas

O Programa Estadual de Transplantes (PET) foi responsável por uma ação inédita no Rio de Janeiro, órgãos de uma única pessoa salvaram oito vidas que esperavam doação. A captação, realizada no último dia 15 de março, no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, incluiu os dois pulmões, os dois rins, coração, fígado, pâncreas e ainda, as duas córneas, ossos e pele.

– Tivemos 65 pessoas envolvidas neste transplante. Entre um dos desafios está a corrida contra o tempo porque, por exemplo, o período máximo que um coração resiste são quatro horas. Temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que disponibiliza um helicóptero para a central de transplantes do estado para o transporte desses órgãos – contou o coordenador do PET, Gabriel Teixeira.

Em 2018, o Rio de Janeiro alcançou outra marca história: foram 23 transplantes de coração. Se comparado com o ano anterior, quando foram registradas 12 doações do órgão, o aumento foi de quase 90%. Ao todo, foram 1.656 transplantes de órgãos no ano passado, o maior número do estado – 723 órgãos sólidos e 933 transplantes de córnea.

– Desde quando o Programa Estadual de Transplantes (PET) foi remodelado, estamos conseguindo aumentar o número de transplantes de órgãos a cada ano. Em 2009 eram quatro doadores para um milhão de pessoas. Agora, trabalhamos com 261 doadores para um milhão de pessoas. Isso é fruto de uma maior conscientização das pessoas para a importância da doação de órgãos, além do aprimoramento do sistema de transplantes no Rio de Janeiro – lembrou Gabriel.

Um dos diferenciais do Programa Estadual de Transplantes, de acordo com o Gabriel, é o trabalho de acolhimento feito pelas equipes do PET com a família que acaba de ter a notícia sobre a morte do familiar.

– Sabemos que a família recebe muitas informações quando é atestada a morte encefálica. Para processá-las ao mesmo tempo é um desafio para os parentes. Por isso, a equipe de acolhimento, que é capacitada e treinada, tem uma função importante neste processo. É comprovado que a taxa de aceitação para a doação aumenta quando é feita uma abordagem humanizada, respeitando o luto da família – explicou o coordenador.

Projeto Doe + Vida

Com a finalidade de levar conhecimento e promover cada vez mais conscientização sobre a doação de órgãos, o PET criou o projeto “Doe + Vida”. Palestras em escolas, empresas e instituições são realizadas para que as pessoas tenham um contato prévio com o assunto para evitar que só ouçam falar sobre transplante na hora do falecimento de algum familiar.

Seja um doador

Para ser doador de órgãos, não é preciso nenhum registro e qualquer pessoa, a princípio, pode se tornar um. Basta informar aos familiares este desejo. A legislação brasileira permite que somente a família autorize a doação de órgãos e tecidos. Após a constatação da morte encefálica, uma avaliação criteriosa é feita para definir quais órgãos e tecidos estão viáveis para doação. Os receptores estão organizados por órgãos, tipos sanguíneos e outras especificações técnicas e fazem parte de uma lista nacional única. Esta listagem apresenta uma ordem cronológica de inscrição, onde receptores são selecionados nessa ordem, em função da gravidade ou compatibilidade sanguínea e genética com o doador. Dados do Programa Estadual de Transplantes apontam que cerca de 600 pessoas aguardam na fila por um órgão no Rio de Janeiro.

Foto: Mauricio Bazilio