Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » PET homenageia os “amigos de farda laranja”

Notícias

RSS

27/09/2017

PET homenageia os “amigos de farda laranja”


Gustavo Bonfadini, Patrícia Bueno, Cap Vimercati, Cap Medina, Frei Paulo Batista,Gabriel Teixeira e Cel Fábio Braga
Foto: Maurício Bazilio/SES
Durante a palestra realizada no dia 27 pela equipe do Programa Estadual de Transplantes no Hospital São Francisco na Providência de Deus, na Tijuca, para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos, outra equipe não poderia deixar de ser lembrada: os bombeiros. São eles os responsáveis pelo transporte aéreo de órgãos e que trabalham contra o relógio para que o tempo não seja um empecilho para a realização dos transplantes.

Há três anos trabalhando em parceria com o PET, o Capitão Medina afirma que o que sente não é apenas orgulho, mas alegria também.

“Tanto eu quanto os outros integrantes sentimos muita alegria em participar com o objetivo de agilizar o processo. É uma briga contra o tempo. E nós levamos esperança não só para o paciente, mas para toda a família dele também. É muito bom!” – afirma.

Na ocasião, a assistente social Patrícia Bueno, em nome do PET, preparou uma homenagem que intitulou “Aos amigos de farda laranja”:

“Quando um ponto verde surge no céu, os corações batem acelerados. O céu é de brigadeiro ou seria de bombeiro? E por mais voos que façamos sempre nos deslumbramos e tiramos fotos, muitas fotos, as mesmas fotos. Mas um dia percebemos: ‘Ora, as fotos não são as mesmas. Nunca é a mesma foto porque a missão não é igual, é outra família, é outro rim, é outro coração, córnea, são outros olhos que virão e outra esperança plantada. ’ O nosso verdinho, como é carinhosamente chamado, tem lugar de honra na central de transplantes, honra ao estado, honra à vida. Então, sempre que alguém olhar para o céu e achar um pontinho verde pode comemorar, porque é sinal de colheita, de frutos, novas vidas. Não é por acaso que ele é verde.”
 

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!