Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Tudo o que você precisa saber sobre transplante de fígado infantil

Notícias

RSS

07/08/2017

Tudo o que você precisa saber sobre transplante de fígado infantil



Muitas são as dúvidas relacionadas ao transplante de fígado infantil. Convidamos o chefe do Serviço de Transplante de Fígado do Hospital Estadual da Criança, o cirurgião Lúcio Pacheco, para esclarecê-las e tornar o assunto mais acessível. Confira:

Programa Estadual de Transplante - As indicações para o transplante de fígado infantil diferem das encontradas em adultos?
Lucio Pacheco -
Sim, as indicações são muito diferentes dos adultos. Enquanto, em adultos, as principais indicações são cirroses causadas pelo virus da hepatite C e álcool, em crianças, a indicação mais frequente (aproximadamente 85% dos casos) é atresia das vias biliares. A atresia das vias biliares é uma doença congênita onde os canais que drenam a bile produzida no fígado para dentro do intestino não são bem formados e acabam por produzir na criança uma cirrose biliar secundária.

Programa Estadual de Transplante - Quando é necessário o transplante?
Lucio Pacheco -
As crianças com atresia das vias biliares devem ser operadas até 12 semanas de vida para tentar corrigir esta mal formação das vias biliares. Quando essa cirurgia é feita neste prazo, o problema pode ser resolvido em 33% dos casos. Nos outros dois terços, a criança ainda vai precisar de um transplante. Se não for feita essa tentativa de correção dentro dessas 12 semanas, a criança não sobreviverá muito mais que um ano, se não realizar o transplante.

Programa Estadual de Transplante - Tem uma ideia de quantas crianças no estado do Rio estão na fila à espera de um transplante de fígado?
Lucio Pacheco -
Na fila só colocamos as crianças que estão prontas para um transplante, por isso existem poucas crianças na fila. Existe uma grande dificuldade para a criança chegar ao centro de transplante. Muitas morrem antes de serem encaminhadas para o transplante. A incidência da doença está em torno de um para 12 mil nascimentos. No nosso estado nascem mais de 200 mil crianças por ano. Entretanto, o transplante hepático em crianças muito pequenas só é realizado em alguns poucos hospitais em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

Programa Estadual de Transplante - A fila do transplante é única, mas as crianças são prioridades?
Lucio Pacheco -
Desde 2006, a lista de transplante de fígado no Brasil é ordenada por gravidade. As crianças com menos de 12 anos têm a sua pontuação de gravidade multiplicada por três e, as crianças entre 12 e 18 anos, essa classificação da gravidade é multiplicada por dois.
O número de doadores crianças é muito pequeno, isso faz com que a utilização de doadores vivos para crianças seja maior que para adultos.

Programa Estadual de Transplante - O fígado recebido precisa ser, necessariamente, de outra criança? Quais são os critérios?
Lucio Pacheco -
Não necessariamente, mas os critérios para poder partir um fígado de um doador adulto (para que ele possa caber no abdômen de uma criança) são muito restritivos, o que faz com que o número de doadores adultos para crianças seja pequeno.

Programa Estadual de Transplante - Em média, qual é o tempo de espera?
Lucio Pacheco -
Quando a criança fica pronta para o transplante, se ela já possui um doador vivo, a cirurgia é realizada de imediato. Existem muitas crianças que morrem aguardando um transplante. Acho difícil esse cálculo devido essas variáveis discutidas nesse parágrafo.

Programa Estadual de Transplante - A partir de que idade a criança pode receber um órgão?
Lucio Pacheco -
Tem crianças que precisam transplantar assim que nascem. Nossa equipe já fez transplantes em crianças com cinco quilos, mas existem relatos no mundo de transplantes de crianças com dois quilos.

 

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!