Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » PET oferece curso de capacitação para os médicos para atender a Resolução 2.173/2017

Notícias

RSS

02/03/2018

PET oferece curso de capacitação para os médicos para atender a Resolução 2.173/2017




O Programa Estadual de Transplantes (PET) inicia este mês o curso de atualização e capacitação voltado aos médicos de hospitais públicos e particulares sobre os critérios para o diagnóstico de morte encefálica. A medida obedece as novas regras impostas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em dezembro de 2017, que por meio da Resolução 2.173/2017 prevê, entre outras questões, que a confirmação da morte cerebral seja feita por mais especialistas, além do neurologista. Um dos dois médicos não participantes das equipes de remoção e de transplante deve ser especialista em medicina intensiva adulta ou pediátrica, neurologia adulta ou pediátrica, neurocirurgia ou medicina de emergência.

Anteriormente, a morte encefálica deveria ser diagnosticada por dois médicos, sendo que um seria obrigatoriamente neurologista, mas o outro não precisava ter nenhuma habilitação específica. Com a Resolução 2.173/17, será considerado especificamente qualificado o médico que tenha, no mínimo, um ano de experiência no atendimento a pacientes em coma, tenha acompanhado ou realizado pelo menos 10 determinações de morte encefálica ou tenha realizado curso de capacitação.

Para o relator da resolução, neurologista Hideraldo Cabeça, os critérios brasileiros são conservadores e mais seguros do que o de outros países. Na Alemanha, a morte encefálica é diagnosticada por apenas um médico e um exame complementar. E nos Estados Unidos, o exame complementar é opcional.

O coordenador do PET, Gabriel Teixeira, conta que o objetivo é que o curso de capacitação seja recorrente, ou seja, toda semana haverá turmas disponíveis para que os médicos interessados tenham a possibilidade de se programar e participar.

“Os cursos de atualização terão duração de oito horas, sendo quatro horas teóricas e quatro horas práticas”, afirma.

As inscrições serão feitas na própria unidade do PET ou pelo site www.transplante.rj.gov.br

PET - Av. Padre Leonel Franca, 248 - Gávea, Rio de Janeiro

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!