Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » PET realiza 1º Workshop CIHDOTT do Estado do Rio de Janeiro

Notícias

RSS

17/10/2017

PET realiza 1º Workshop CIHDOTT do Estado do Rio de Janeiro



Com o objetivo de estimular e incentivar os profissionais de saúde que estão começando a trabalhar diretamente na área de transplantes, foi realizado no dia 26 de setembro, o 1º Workshop CIHDOTT do Estado do Rio de Janeiro, na sede do Programa Estadual de Transplantes (PET), na Gávea.

O Workshop, que teve a coordenação de Maria Cleidenete Cavalcanti, enfermeira responsável pelo Setor de Relacionamento Hospitalar e coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do PET, contou com a participação de 60 profissionais das redes pública e privada. Eles farão parte das comissões que serão implantadas em alguns hospitais, como: Hospital Central da Aeronáutica, Hospital Ferreira Machado, Hospital Estadual Roberto Chabo, Hospital Copa D’Or, entre outros.

“Durante um dia inteiro mostramos a importância do nosso trabalho para a sociedade, a importância do acolhimento familiar, as estatísticas atuais dos transplantes no estado e a rotina das CIHDOTTs que já estão em atuação”, conta a coordenadora que está no PET desde 2011.

O objetivo do evento foi apresentar aos profissionais o dia a dia da logística de captação de órgãos e tecidos e fornecer conhecimento sobre o tema.

“O evento foi uma iniciativa ótima e inovadora do PET que juntou todos os colaboradores para discutir o que fazemos no cotidiano, propor novas estratégias e incentivar as pessoas que estão iniciando no processo. A Coordenação Familiar expôs um pouco do seu trabalho com as famílias e o desafio de abordar questões tão delicadas como a humanização no cuidado, o luto, a empatia, a escuta ativa e a comunicação assertiva, elementos fundamentais para uma boa acolhida às famílias que, num momento tão difícil, precisam discutir sobre a doação de órgãos”, explica a assistente social da Coordenação Familiar, Patrícia Bueno.

O Workshop fez parte da programação de ações realizadas pelo PET durante a semana de comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro.
 

 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!