Início » Fique por dentro » Notícias » Uma conversa com sua família pode ajudar a salvar vidas

11/10/2018

Uma conversa com sua família pode ajudar a salvar vidas

Solidariedade, compaixão, amor. Mais do que palavras são significados de atitudes e sentimentos mais do que nobres que o ser humano pode ter, não é mesmo? Pois estas palavras descrevem bem um gesto que salva vidas: a doação de órgãos e tecidos.

Talvez você já tenha clareza da importância e da grandiosidade deste gesto, mas... Como podemos ser doadores de órgãos e de tecidos? Após entender a importância da doação é natural que surja esta dúvida.

A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos e tecidos de pacientes com morte encefálica. Por isso, é fundamental uma conversa franca e aberta com seus familiares. Não é fácil, este não é um assunto fácil mesmo, mas é necessário.

É uma forma de declarar sua vontade e também de falar sobre quão importante é a doação. Lembra da solidariedade, da compaixão e do amor do início do texto? Fale sobre ele com sua família! Afinal, só ela pode garantir que sua vontade seja respeitada, já que não existe nenhum documento que possa ser deixado, em vida, para garantir a doação.

Mas além da conversa, há outra forma de declarar seu desejo de ser um doador de órgão e tecidos: por meio do Doe+Vida. Com a campanha Doe+Vida, do Programa Estadual de Transplantes, as pessoas que querem se declarar doadoras podem registrar este desejo virtualmente.

No site www.doemaisvida.com.br é possível se registrar no Cadastro Estadual de Doadores de Órgãos. Ao se cadastrar é possível compartilhar esta vontade com seus familiares e ainda compartilhar com os amigos. Olha aí a chance de espalhar solidariedade, compaixão e amor!