Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Doação de órgãos: minissérie destaca a importância de conversar com a família

Notícias

RSS

11/08/2017

Doação de órgãos: minissérie destaca a importância de conversar com a família


 


A Rede Globo exibiu esta semana o terceiro episódio da minissérie Sob Pressão. O tema abordado trouxe à tona um assunto tantas vezes ressaltado aqui no site do Programa Estadual de Transplantes: a importância de conversar com a família sobre o desejo de ser um doador de órgãos. Com a exibição do programa, 80 novos cadastros no site www.doemaisvida.com.br foram realizados, assim como aumentou o número de e-mails e telefonemas para o telefone 155 para esclarecimentos sobre o assunto.

Na trama, um jovem dá entrada na emergência após sofrer um acidente de moto sem capacete e receber o diagnóstico de morte cerebral. A dupla de médicos precisa convencer a mãe do rapaz a aceitar a real situação do filho, explicando o que é morte encefálica e esclarecendo todas as dúvidas. Por fim, é encontrada, em meio aos documentos do rapaz, uma carteirinha do cadastro no programa Doe Mais Vida. Ali, ficou claro o desejo do jovem de ser um doador. Vontade esta que nunca havia sido manifestada para a mãe. Com isso, ela respeitou o desejo do rapaz e autorizou o procedimento.

Doar órgãos é um ato de amor. É permitir que outras pessoas tenham uma segunda chance. De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no país, de cada oito possíveis doadores, apenas um será doador com órgãos transplantados. Embora no Brasil, para ser doador, não seja necessário deixar nada por escrito, somente a família pode autorizar o procedimento. Por isso é tão importante comunicar a sua família sobre o seu desejo.

Além disso, você pode manifestar a sua vontade cadastrando-se no site www.doemaisvida.com.br. Através dele você pode enviar um e-mail contando o seu desejo e até compartilhar nas redes sociais, ajudando a contribuir para a conscientização da doação de órgãos.
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!