03/01/2014
Balanço 2013: Governo do RJ abre novos serviços de saúde que contribuem para a realização de mais transplantes
No ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) comemorou, entre outros feitos, a inauguração de novas unidades de referência à população do Rio de Janeiro, com destaque para o Instituto Estadual do Cérebro (IEC) e o Hospital Estadual da Criança (HEC). Tais feitos contribuíram para o estado pudesse realizar mais transplantes, salvando mais vidas.
O ano de 2013 marcou o início da realização de cirurgias de transplantes pela Rede Estadual de Saúde - antes apenas unidades federais e conveniadas eram credenciadas pelo Ministério da Saúde para realizar este tipo de procedimento. Em fevereiro, foi inaugurado o Centro Estadual de Transplantes (CET), serviço localizado no Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. Em julho, com quatro meses de funcionamento, o Centro alcançou a marca das 100 cirurgias, sendo 66 de rim e 34 de fígado. Ao longo de todo o ano de 2013, o CET realizou 206 transplantes, sendo 140 de rim e 76 de fígado. Com um índice de sucesso de 87%, o serviço é hoje o segundo maior transplantador de fígado do país.
Já o Hospital Estadual da Criança (HEC), inaugurado em abril, mudou o cenário do transplante pediátrico no estado com o início deste tipo de cirurgia na unidade. Ao longo de 2013 foram realizados 15 procedimentos de fígado e cinco de rim. Doadores e receptores – na maioria dos casos parentes próximos – também tiveram uma grata surpresa na hora da recuperação: em agosto, o HEC começou a promover visitas virtuais. Através de tablets, doador e receptor conseguem interagir ainda na fase pós-operatória. Desde o início, a visita virtual já se provou um bom remédio na recuperação dos pacientes.