Início » Fique por dentro » Notícias » 6 de junho: Dia Mundial dos Transplantados

06/06/2021

6 de junho: Dia Mundial dos Transplantados

No último dia 6 foi comemorado o Dia Mundial dos Transplantados. O Brasil possui o maior programa público de transplantes de órgãos e tecidos do mundo, que é garantido a todos os brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Estadual de Transplantes do Rio de Janeiro (PET) vem realizando um trabalho árduo e constante, desde 2010, quando foi criado. Em 11 anos de atuação, o programa foi responsável pela renovação da vida de mais de 6500 pessoas por meio de transplantes de órgãos sólidos e recuperou a saúde de inúmeros pacientes com transplantes de ossos, ligamentos e pele.

Só no primeiro trimestre deste ano, foram 118 cirurgias, sendo três corações transplantados, 47 fígados, 65 rins; além de duas cirurgias simultâneas de rins e pâncreas e uma multivisceral (fígado, pâncreas e intestino transplantados simultaneamente).

Entre janeiro e março de 2020, mesmo com a pandemia, ocorreu o melhor primeiro trimestre da história do programa, com 254 transplantes de órgãos sólidos. A marca supera em quase 54% o mesmo período de 2019 e colocou o estado no 3º lugar em número absoluto de doadores no ranking do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). No total, no ano passado, o PET realizou 698 transplantes, sendo 22 de coração; 270 de fígado, 383 de rins; além de um transplante simultâneo de coração e rim; 10 de rins e fígado; e 12 de rins e pâncreas.

Para que o trabalho continue sendo realizado com êxito, é necessário a disseminação das informações sobre a importância da doação de órgãos. Somente a família pode autorizar o procedimento, por este motivo não deixe de expressar a sua vontade para seus familiares.