Início » Fique por dentro » Notícias » Dia Nacional da Doação de Órgãos: Aumento do número de autorizações para transplantes é um dos desafios do RJ

26/09/2016

Para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, 27 de setembro, o Programa Estadual de Transplantes (PET) inaugura, na estação Carioca do Metrô, nesta terça--feira, às 9h30, o Mural da Vida. Com o objetivo de sensibilizar a sociedade quanto à importância da doação, o grande painel, com mensagens e depoimentos de famílias e pacientes que tiveram suas vidas salvas por um transplante, é uma homenagem do PET às famílias doadoras. Além das famílias homenageadas, o evento contará com a presença do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. e do coordenador do PET, Rodrigo Sarlo.

O grande desafio do RJ é a conscientização da população: no primeiro semestre de 2016, houve aumento da taxa de recusa familiar - de 42% para 48%. Ou seja, quase a metade das famílias que poderiam autorizar recusam a doação - este número já foi bem menor no ano passado, quando o RJ atingiu 58% de autorizações, familiares ao final de 2015. No mesmo período, assim como os demais estados da Região Sudeste, o RJ registrou queda no número de doação (taxa RJ: 21,2% a menos do que no mesmo período de 2015). Ainda assim, o RJ o continua com uma taxa superior à média nacional.

Além do Mural da Vida, que após a inauguração seguirá para exposição em outros pontos da cidade, a Secretaria de Estado de Saúde, por meio do PET, vai realizar diferentes ações de conscientização. Ainda na terça, dia 27, o PET também estará na Central do Brasil, onde, em parceria com a Supervia, vai distribuir material informativo, além de oferecer um ponto de cadastro para as pessoas que desejam se declarar doadoras no site Doa+Vida.

Diversos pontos da cidade ganharão iluminação especial em verde, cor que simboliza o transplante no mundo, para vai chamar a atenção das pessoas para a causa, como a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, o monumento em homenagem a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo e a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, além do Cristo Redentor. São parceiros da SES nas ações: Metrô Rio, Supervia, Arquidiocese e Secretaria Municipal de Conservação do Rio, Rádio Fanática FM, além da OAB.

SERVIÇO:

DIA NACIONAL DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS - 27 DE SETEMBRO

Mural da Vida - Estação Carioca do Metrô
Local: Carioca - acesso à estação pela Avenida Chile

Central do Brasil
Ponto de Cadastro Doe+Vida e parceria com a Cruz Vermelha para serviços de saúde, além da distribuição de material informativo
Local: Central do Brasil

Pontos de Iluminação especial no Rio
Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, monumento em homenagem a Estácio de Sá (Aterro), sede da Ordem dos Advogados do Brasil e Cristo Redentor.