01/08/2014
Facebook permite que usuário declare o desejo de ser doador de órgãos
Compartilhar ideias, momentos e amor. A conscientização para o ato de doar órgãos e tecidos ganhou as redes sociais. O Facebook, por exemplo, permite que os usuários no Brasil – que são cerca de 75 milhões – divulguem em sua linha do tempo a opção de ser doador. O objetivo é incentivar a doação e engajar pessoas no apoio à causa.
Ao adicionar a informação, o usuário pode compartilhar com seus amigos os motivos que o levaram a tomar essa decisão. E assim como qualquer publicação na rede social, a informação sobre doação de órgãos também possui um filtro para que o internauta defina com quem ele deseja compartilhar a decisão, que poderá aparecer na linha do tempo e na descrição do perfil.
Vale lembrar que esta funcionalidade não comprova que a pessoa é doadora, apenas explicita este desejo. Somente a família pode autorizar o processo de doação. Atualmente, os motivos mais comuns da negação familiar são a falta de consenso entre os parentes e a falta de compreensão de que a morte encefálica é um diagnóstico irreversível.
Para entrar na campanha e declarar o seu desejo de ser um doador de órgãos, siga os seguintes passos:
1- Fazer login na sua conta do Facebook;
2- Clicar no seu nome, no canto direito superior, para navegar na sua linha do tempo;
3- Em seguida clicar em “Evento cotidiano”, na parte superior da linha do tempo;
4- Selecionar a opção “Saúde e bem-estar”;
5- Selecionar “Doador(a) de órgãos”;
6- Selecionar o público que irá ver sua publicação e clicar em Salvar.