04/07/2016
Tire as suas dúvidas sobre a lista de espera
O transplante de órgãos é o único tratamento possível para algumas doenças. Nesses casos, o paciente que necessita do transplante é colocado numa lista de espera, que faz parte do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde. Nessa lista são colocadas todas as informações relevantes sobre o quadro clínico da pessoa.
A lista única apresenta uma ordem cronológica de inscrição, além de ser separada por órgãos, tipos sanguíneos e outras especificações técnicas importantes. Dessa forma, a distribuição de órgãos não é somente pelo tempo de inscrição na fila, mas também depende de diversos critérios específicos usados com o objetivo de reduzir o tempo de espera na lista e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes que aguardam o procedimento.
Alguns desses critérios são a idade e a gravidade de estado do paciente. De acordo com o novo regulamento do Sistema Nacional de Transplantes, pessoas com até 18 anos têm prioridade para receber órgãos de doadores na mesma faixa etária. Além disso, todas as crianças e adolescentes podem se inscrever na lista para transplante de rim, mesmo antes de entrarem em algum tipo de diálise. Segundo o Ministério da Saúde, isso se deve à maior expectativa de vida desses pacientes. Os doadores que tenham alguma doença transmissível também poderão doar para pacientes que tenham o mesmo vírus (no caso de hepatite B e C). O tempo de espera não é o mesmo para todos os órgãos e tecidos.