14/12/2015
Campanha conscientiza a população sobre doação de córneas no estado do Rio
Há dois anos o Estado do Rio de Janeiro ganhou o segundo Banco de Olhos, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) – o primeiro funciona em Volta Redonda. Desde então, o transplante de córnea tem alcançado números significativos. De janeiro até o dia 3 de dezembro foram realizados 400 procedimentos, número que representa um aumento de mais de 40% em relação a 2014 e a diminuição da fila de espera para dois anos. Apesar do importante resultado, ainda é preciso difundir mais a doação de órgãos no estado.
Com este objetivo, o Into lançou a campanha Veja um Mundo de Solidariedade – Doe Córnea, que além de difundir, pretende conscientizar a população sobre a importância de comunicar a vontade de ser doador à família. A nova campanha já começou a ser divulgada com cartazes e folders entre as dez mil pessoas que circulam todos os dias pelo Into – pacientes, acompanhantes, visitantes e funcionários. O material também foi disponibilizado para as demais instituições de saúde.
Doação de córneas – No Estado do Rio de Janeiro, a distribuição das córneas é feita para pacientes inscritos no Cadastro Técnico Único por critério cronológico, sendo que, participam dela apenas aqueles que estiverem com o status “Ativo”. Os pacientes são selecionados automaticamente por programa de computador sem nenhuma possibilidade de interferência de seus operadores. A distribuição é de responsabilidade exclusiva da Central de Transplantes e obedece a critérios preestabelecidos pelo Ministério da Saúde que levam em consideração a qualidade da córnea e a idade do doador.