17/06/2014
Aplicativo incentiva a doação de órgãos nas redes sociais
As redes sociais são aliadas no esforço da conscientização do ato de doar órgãos e tecidos. Com o objetivo de incentivar a doação e engajar pessoas no apoio à causa, o Facebook já possibilitava que o internauta divulgasse em sua linha do tempo a opção por ser doador. Agora, através da mesma rede, é possível ter a foto do perfil com a logo de doação de órgãos.
Para aderir o aplicativo, que também vale para o Twitter, basta acessar o site da Twibbon, clicar em ‘Add to Facebook’ e seguir as instruções. O coordenador do departamento de educação e pesquisa do PET, André Albuquerque, alerta que o aplicativo não comprova que a pessoa é doadora.
“Essa manifestação pública explicita no círculo social apenas a sua vontade. Apesar de não ter um valor legal, tal tipo de expressão tem um peso moral e auxilia a família na tomada de decisão”, explica.
É importante ressaltar que apenas a família pode autorizar a doação. Atualmente, os motivos mais comuns para a não autorização familiar são a falta de consenso entre os parentes e a falta de compreensão de que a morte encefálica é um diagnóstico irreversível.