Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Brasil registra recorde em índice de doadores efetivos de órgãos

01/10/2015

Brasil registra recorde em índice de doadores efetivos de órgãos

O Brasil teve o melhor primeiro semestre da história no número de doadores efetivos de órgãos, tanto em números absolutos quanto na taxa por milhão de população (pmp). Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre janeiro a junho deste ano, 4.672 potenciais doadores foram notificados, resultando em 1.338 doadores efetivos de órgãos. Nesse mesmo período, o Brasil alcançou a maior porcentagem de aceitação familiar, que foi de 58%, superando os demais países da América Latina.

Mais uma vez o Rio de Janeiro foi destaque no panorama nacional, sendo o segundo estado com o maior número de notificações e em famílias que disseram “sim” à doação de órgãos para transplantes: 483 e 149, respectivamente. Hoje, o estado tem índice de 18 doadores por milhão de população (pmp), estando à frente da média nacional (14,2) e de países como Suécia (16), Alemanha (11), Coreia do Sul (8,4) e Grécia (5,6).

O Brasil é hoje o país com a maior taxa de aceitação familiar para doação de órgãos da América Latina. Em 2014, 58% das famílias brasileiras optaram por doar os órgãos dos seus familiares, enquanto que em 2013 o índice era de 56%. Esses percentuais são de 51% na Argentina, 47% no Uruguai e 48% no Chile. No primeiro trimestre de 2015, o Estado do Rio atingiu a marca de 64,5% de autorizações de familiares diretos para a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Foi a primeira vez que o Rio de Janeiro ultrapassou a margem histórica de 60% neste tipo de autorização.

Doação – a legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos de pacientes com morte encefálica. Não existe nenhum documento que possa ser deixado, em vida, para garantir a doação. Este ano, o Programa Estadual de Transplantes lançou a campanha Doe+Vida (http://www.doemaisvida.com.br) para que as pessoas possam se auto-declarar doadoras. Desde o dia 27 de setembro o aplicativo da campanha também está disponível para download dos usuários do Adroid. Se cadastrar no Doe+Vida pode ser uma forma de registrar sua vontade e compartilhar com sua família esse desejo de salvar vidas. Basta dizer sim!

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!