Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Você cuida dos seus rins?

Notícias

RSS

18/04/2017

Você cuida dos seus rins?



Manter os cuidados com a saúde em dia é primordial na prevenção de várias doenças. Até porque, muitas delas, quando diagnosticadas precocemente têm mais chances de cura. Por isso é importante ir ao médico periodicamente e realizar exames de rotina. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada associada a uma atividade física, por exemplo, contribuem para o bom funcionamento dos órgãos, em especial, os rins.

Isso porque estudos indicam que, além da hipertensão arterial e diabetes mellitus, a obesidade é um grande fator de risco para o desenvolvimento de Doença Renal Crônica (DRC). Os rins de pessoas obesas precisam trabalhar mais para filtrar o sangue mais do que o normal e satisfazer as exigências metabólicas.

“Na maioria das vezes é possível prevenir a DRC através de tratamento adequado da doença de base. O referenciamento para o nefrologista é importante quando houver uma suspeita de doenças que afetem o rim e possam evoluir com perda acelerada de função, como lúpus ou as glomerulopatias, por exemplo. Além disso, os casos de DRC que se apresentem em estágios avançados (4 ou 5) em pacientes com hipertensão ou diabetes também devem ser acompanhados pelo especialista, com o objetivo de retardar a progressão da doença”, explica o coordenador do Programa Estadual de Transplantes (PET) e médico nefrologista, Rodrigo Sarlo.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia recomenda como medidas de prevenção para a progressão de DRC a necessidade de manter a pressão arterial abaixo de 140/90 em adultos; se for diabético, controlar o açúcar; beber em média dois litros de água por dia; fazer atividade física e reduzir o consumo de sal. Ou seja, uma alimentação saudável associada à prática de exercícios contribui na prevenção de doenças renais. Ao longo dos anos, a campanha de prevenção vem ganhando força e as pessoas têm se conscientizado que cuidar da saúde é importante, principalmente, para diagnosticar possíveis doenças o quanto antes. Afinal, com saúde não se perde tempo.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!