Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Setembro Verde: você sabia que São Cosme e São Damião são padroeiros dos transplantes?

Notícias

RSS

20/09/2018

Setembro Verde: você sabia que São Cosme e São Damião são padroeiros dos transplantes?


Setembro Verde: você sabia que São Cosme e São Damião são padroeiros dos transplantes?
Pense em São Cosme e São Damião. O que lhe vem à cabeça? Crianças? Doces? Natural. Afinal é tradição no Brasil a distribuição de doces no dia 27 de setembro, data em que celebra estes santos que são considerados protetores das crianças. Mas você sabia que eles são considerados, também, padroeiros dos farmacêuticos, médicos, faculdades de medicina e transplantados?

Cosme e Damião, os irmãos gêmeos, eram médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Registros sobre a vida dos santos dizem que eles foram os responsáveis pela realização da primeira cirurgia de transplante na história da humanidade.

Um homem branco havia sofrido gangrena e perdeu uma das pernas. O órgão substituto era de um negro. São Cosme e São Damião fizeram a amputação de pernas seguida de um transplante. O paciente voltou a ter as duas pernas, agora com uma de cada cor. Através deste procedimento de sucesso, os santos tornaram-se padroeiros dos transplantes.

Setembro Verde

Não por acaso, 27 de setembro foi escolhido para ser o Dia Nacional de Doação de Órgãos. E também não por acaso a Lei Nº 15.463, de 18 de Junho de 2014, definiu que todo o mês de setembro fosse dedicado a informação e conscientização sobre a doação de órgão e tecidos. Um gesto grandioso, nobre e de amor!

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!