Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Debate na TV

Notícias

RSS

06/01/2012

Debate na TV


O coordenador-geral do Programa Estadual de Transplantes, doutor Eduardo Rocha, participou de um debate sobre a importância do uso da cartilha que padroniza cuidados com pacientes com potencial para doação de órgãos, nesta quarta-feira (4), no canal por assinatura GloboNews. O diretor do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Santa Casa de São Paulo e da Unesp de Botucatu, doutor Reginaldo Carlos Boni, também fez parte da discussão.

Cerca de 80 mil profissionais de todo o país que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva receberão a cartilha, que fornece diretrizes que vão auxiliar os médicos na manutenção correta de pacientes com morte cerebral. A ação inédita busca a padronização dos cuidados com os pacientes, aumentando a quantidade e a qualidade dos órgãos para transplantes e diminuindo as perdas.

De acordo com o coordenador-geral do PET, mais da metade das mortes encefálicas não é identificada por falta de informação de muitos médicos sobre o assunto. Além disso, mais de 18% dos potenciais doadores são rejeitados por não receberem os cuidados devidos. Assim, muitos transplantes que poderiam acontecer são prejudicados.

“O mérito dessa cartilha é mudar o foco. É preciso treinar os profissionais para lidar com a morte e enxergar que há vida após a morte. O paciente precisa chegar na UTI, então é fundamental que ele chegue até lá”, afirmou Eduardo.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!