28/05/2014
Primeiro trimestre de 2014 registra aumento de 86% no transporte aéreo de órgãos para transplantes
O primeiro trimestre deste ano foi de destaque no transporte aéreo de órgãos. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), mais de dois mil órgãos e equipes de transplante foram transportados de avião, o que representa um aumento de 86% em relação ao mesmo período de 2013.
A marca expressiva é decorrente do acordo firmado entre o MS e as cinco principais empresas aéreas nacionais para realizar o transporte de órgãos e tecidos em todo o país. O objetivo é dar mais agilidade no acesso a informações de logística aérea e reduzir o tempo entre o deslocamento do órgão após a captação e a realização do transplante no receptor.
Para o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo, esta iniciativa é o reconhecimento da importância da doação e do transplante para a sociedade. “Este acordo mostra o envolvimento de diversas instituições e autoridades, que reconhecem a importância da doação de órgãos e o transplante como um problema de toda a sociedade e, que para ser aprimorado, necessita de amplo apoio e atuação de todas as partes envolvidas”, resume.
Saiba mais sobre o acordo