Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Associação Brasileira de Transplante lança campanha para estimular a doação de órgãos

Notícias

RSS

19/08/2014

Associação Brasileira de Transplante lança campanha para estimular a doação de órgãos



A Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) lançou a campanha “Eu assumi”, para incentivar a doação de órgãos e tecidos no país. A iniciativa tem o objetivo de estimular o diálogo familiar sobre o tema, além de reforçar a importância das redes sociais no apoio à causa.

“Em 2012 a taxa de negativa familiar no Brasil era de 41%, subindo para 47% no ano seguinte. Isso fez com que o número de doações diminuísse 6%, uma queda relevante. Lançamos a campanha para estimular as pessoas a falarem para sua família que são doadoras. É muito mais fácil tomar essa decisão em casa do que no momento de dor”, explica o presidente da ABTO, Dr. Lúcio Pacheco.

O site da campanha mostra o depoimento de pessoas que assumiram o desejo de ser doador de órgãos, inclusive o da atriz Luana Piovani. A página também oferece ao internauta um quiz para desmistificar alguns temas relacionados à doação/transplante.

Mais de 28 mil brasileiros estão inscritos na lista de espera. Transplantes de rim, córnea e fígado são os mais procurados. Somente após a confirmação da morte encefálica do paciente é possível doar. Ainda assim, o coração do paciente deve continuar batendo por aparelhos. Um único doador pode salvar até dez vidas.

Para mais informações, clique aqui, conheça a campanha e faça a sua parte. Assumindo, você ajuda a salvar muitas vidas!

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!