05/09/2016
Hospital São Francisco de Assis dá início a novo ciclo de transplantes
Um novo recomeço na vida de um paciente operado nesta quinta-feira (1/9) marcou o início de um novo ciclo no funcionamento do Hospital São Francisco de Assis: a unidade filantrópica realizou ontem seu primeiro transplante de fígado (hepático) custeado integralmente pelo Sistema Único de Saúde. O paciente, do sexo masculino, tem 63 anos e está internado no Centro de Terapia Intensiva da unidade, onde se recupera bem. O procedimento durou cerca de 3h30min e foi considerado bem sucedido pela equipe médica. O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., esteve na unidade na manhã desta sexta-feira (2/9) para visitá-lo no leito e conversar com a equipe médica para acompanhar a retomada do serviço após as mudanças.
"A garantia da oferta dos serviços de transplante no São Francisco é uma prioridade. O início desta nova forma de contratação já com o transplante de fígado é a certeza de que vidas serão salvas. É uma satisfação saber que o paciente se recupera bem e que a partir de agora, o HSFA terá uma nova fase pela frente, totalmente focada na realização de transplantes", disse Luiz Antônio Teixeira Jr, secretário de Estado de Saúde.
Uma das principais unidades transplantadoras do país, o HSFA passará ter suas atividades totalmente voltadas para o atendimento e a realização de transplantes de fígado e rim em pacientes que estão inseridos na Central Estadual de Tranplantes por unidades de saúde de todo o estado. O encaminhamento para a unidade continuará a ser feito pelo Programa Estadual de Transplantes.
"Nossa grande preocupação sempre será garantir o cuidado e a assistência aos nossos pacientes. Estamos readequando a gestão da unidade com foco totalmente voltado para os transplantes de fígado e rins, procedimentos de alta complexidade que demandam todo esforço e dedicação que pudermos ter. Nossa missão aqui é salvar vidas e é desta forma que seguiremos trabalhando", acrescenta Frei Paulo, responsável pela unidade.
AMBULATÓRIO HIV/Aids no IASERJ-Maracanã
Desde a última quinta-feira (1/9), o ambulatório para atendimento de pacientes soropositivos em acompanhamento no Hospital São Francisco de Assis passou a funcionar no IASERJ-Maracanã. Por telefone, as equipes de serviço social da SES estão fazendo contato com todos os pacientes para informações sobre a mudança, o reagendamento de consultas e a retirada de medicamentos, que já estão disponíveis no novo endereço, no setor farmacêutico, entre 9h e 16h. Para outros esclarecimentos, os pacientes podem entrar em contato com a Gerência DST/Aids da SES, pelo telefone: (21) 2333-3870, das 10h às 17h. O IASERJ fica na Rua Jaceguai, s/n, esquina com a Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, região da Grande Tijuca, onde também fica localizado o HSFA.