Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Pacientes do Brasil recebem órgãos de técnico da equipe alemã de canoagem

Notícias

RSS


31/08/2016

Pacientes do Brasil recebem órgãos de técnico da equipe alemã de canoagem


Um acidente de carro tirou a vida de Stefan Henze, técnico da equipe alemã de canoagem. Apesar do sofrimento causado pela perda de Stefan, a família do técnico optou por autorizar a doação de seus órgãos. Com isso, várias vidas puderam ser salvas.

Os órgãos do técnico foram doados aos pacientes da fila de espera pelo transplante no Brasil. Depois da captação realizada pela Secretaria Estadual de Saúde, com autorização do Ministério da Saúde, pacientes do Rio de Janeiro receberam a doação dos rins, do coração e do fígado de Stefan.

Vale lembrar que a legislação brasileira determina que apenas os familiares diretos estão autorizados a aprovar a doação de pacientes com morte encefálica. Não existe nenhum documento que possa ser deixado em vida para garantir a doação de órgãos e tecidos após a morte e, em muitos casos, o gesto não é aprovado pelo fato de os parentes desconhecerem este desejo do ente querido.

Por isso, não se esqueça, avise sua família sobre o seu desejo de doar! O transplante de órgãos e tecidos é o único procedimento médico que, além de depender de tecnologia de ponta, tem a necessidade de um gesto de amor de uma família.

Você também pode declarar seu desejo de ser doador através do cadastro no site do Doe+Vida, onde é possível realizar o cadastro e imprimir um cartão virtual de doador.
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!