07/03/2014
Hospital Estadual da Criança completa um ano com mais de 4 mil cirurgias
O Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, completou um ano de funcionamento na última terça-feira (04/03), superou todas as expectativas e ainda melhorou a qualidade de vida dos pequenos pacientes. Até janeiro deste ano, foram realizados 4.029 cirurgias, 6.179 exames e 9.146 atendimentos ambulatoriais. A unidade pública é a primeira do Rio de Janeiro voltada exclusivamente para o atendimento pediátrico referenciado e mudou o cenário do transplante pediátrico no estado com o início deste tipo de cirurgia.
Um dia após ser inaugurado, a unidade já recebia seu primeiro paciente para transplante de fígado, o pequeno Natan, na época com um ano e dois meses. O pai do menino conta que a vida do filho mudou, para melhor, após a cirurgia.
- Natan é outra criança depois da cirurgia. Agora ele já faz todas as travessuras de uma criança normal. Estamos muito felizes, pois ele está descobrindo um mundo novo. Temos certeza que a dedicação da equipe do hospital foi fundamental para a recuperação do meu filho. Todos estão de parabéns – comemora o pai do Natan, Ubiratan Tonaso.
Ao longo de 2013 foram realizados 15 procedimentos de fígado e cinco de rim. Doadores e receptores – na maioria dos casos parentes próximos – também tiveram uma grata surpresa na hora da recuperação: em agosto, o HEC começou a promover visitas virtuais. Através de tablets, doador e receptor conseguem interagir ainda na fase pós-operatória. Desde o início, a visita virtual já se provou um bom remédio na recuperação dos pacientes.