Início » Fique por dentro » Notícias » SES anuncia balanço do Programa Estadual de Transplantes

02/03/2012

SES anuncia balanço do Programa Estadual de Transplantes

O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, e o coordenador do Programa Estadual de Transplantes (PET), Eduardo Rocha, anunciam na próxima segunda-feira, dia 5 de março, os resultados positivos obtidos pelo PET.

O programa, criado em 2010, ajudou a elevar o Rio de Janeiro para o 6º lugar no ranking nacional, posição que ocupa atualmente.
Somente nos dois primeiros meses deste ano foram doados 37 órgãos. Em 2011, em todo o primeiro trimestre, foram apenas 12 órgãos captados. Em 2011, o Rio de Janeiro realizou 121 transplantes.

Atualmente, a unidade de saúde que mais doa órgãos no estado é o Hospital Estadual Getúlio Vargas, seguido do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e do Hospital Municipal Miguel Couto.

Na semana passada, a equipe do programa conseguiu tirar quatro crianças da hemodiálise e salvar outras duas com doença hepática avançada. Foram seis transplantes em apenas três dias. Na última quinta-feira, 1º de março, os pacientes, que estão bem e têm quadro clínico estável, receberam a visita do Secretário de Estado de Saúde Sérgio Côrtes.

Os órgãos foram doados pelo Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e pelo Hospital Municipal Souza Aguiar.

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde - SES)