Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Semana da Doação de órgãos: transplantado de coração presta homenagem a profissionais do Programa Estadual de Transplantes

Notícias

RSS

24/09/2020

Semana da Doação de órgãos: transplantado de coração presta homenagem a profissionais do Programa Estadual de Transplantes


 Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27), os profissionais do Programa Estadual de Transplantes (PET) receberam uma homenagem de José Victor, de 23 anos, transplantado de coração. O jovem foi à sede da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ), na Gávea, na manhã desta quarta-feira (23), para agradecer pessoalmente aos colaboradores da Instituição e entregar uma rosa como gesto de agradecimento pela nova vida que está desfrutando.

O evento, que aconteceu na recepção principal e nos setores da Fundação Saúde, contou com alguns profissionais do PET e administrativos da entidade. Ao som de canções como ‘’Trem Bala’’ de Ana Vilela e ‘’Dois Corações’’ da banda Melim, José Victor entregou uma rosa verde, cor que representa a doação de órgãos, e uma carta de agradecimento a cada profissional.

‘’Se hoje estou aqui, é porque uma família disse ‘’sim’’ para mim, mas também pelo esforço e dedicação de vocês. Agradeço não só em meu nome, mas em nome de cada transplantado que teve a sua segunda chance de viver e pôde voltar a sonhar. Todo o meu amor e minha gratidão a cada um de vocês’’, declarou o jovem aos profissionais.

Foi também inaugurado nesta manhã o ‘’Mural da Vida’’, que traz depoimentos de receptores e famílias doadoras de órgãos do estado do Rio de Janeiro. José Victor pôde ver seu depoimento no mural, que fica na recepção principal da Fundação Saúde.

Em 2019, em decorrência de uma miocardite viral, o jovem foi internado em estado grave e entrou na fila como prioridade para transplante. ‘’Após apenas quatro dias aguardando na fila, tive a sorte de aparecer um coração compatível em tempo de salvar a minha vida. Isso também é mérito dos profissionais do PET e da Fundação Saúde’’.

A diretora executiva da Fundação Saúde, Odete Gialdi, participou da iniciativa e falou da importância de momentos como este para os profissionais. ‘’Que bom que nós temos experiências como a sua para seguir adiante e continuar acreditando que é possível’’.

Veja mais em: www.fundacaosaude.rj.gov.br/semana-da-doacao-de-orgaos-transplantado-de-coracao-presta-homenagem-a-profissionais-do-programa-estadual-de-transplantes/



Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!