Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Evento de MMA proporciona ao público conscientização sobre doação de órgãos

Notícias

RSS

10/08/2015

Evento de MMA proporciona ao público conscientização sobre doação de órgãos



O último sábado (08/08) foi de sensibilização no mundo da luta em prol da doação de órgãos e tecidos. Gustavo Careca, lutador e transplantado de rim, realizou a primeira edição profissional do Gladiator MMA Pro – Lutando pela Vida e levantou a bandeira da doação. A equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) esteve presente e apoiou o evento tirando dúvidas do público e realizando cadastros no Doe+Vida.

Rodrigo Sarlo, coordenador do PET, destacou que quanto mais grupos sociais se atentem à causa, mais pessoas podem ajudar a salvar vidas, como aconteceu com Careca. “O nosso objetivo é levar mensagens de diferentes maneiras para diferentes grupos. Hoje a ação de sensibilização está sendo feita com o grupo dos lutadores e temos como exemplo o Gustavo, que é transplantado. Queremos levar esta mensagem da doação e mostrar que qualquer pessoa pode necessitar um dia de um transplante”.


Pensando nisso, a assistente de operações de capital humano Roberta Barbosa, de 27 anos, chegou ao evento e logo realizou o cadastro no Doe+Vida. Ela aprovou a iniciativa e afirmou ter sido uma ótima oportunidade para conhecer melhor o assunto e desmistificar todo o processo de doação e transplante. “Foi uma ótima oportunidade para mostrar toda a importância que há por trás deste gesto. O principal é saber que ao doar vamos fazer o nosso parente renascer em outra pessoa que necessita desta caridade para sobreviver”, declara.

O lutador Pedro Nobre, de 29 anos, ficou sabendo através desta ação que a sua declaração de doador na Carteira de Identidade não tem valor legal e que apenas a família poderia autorizar a doação. Desta forma, ele se cadastrou no Doe+Vida e, automaticamente, declarou o seu desejo aos seus familiares. “Este evento me proporcionou a possibilidade da minha família saber, de forma mais simples, que sou doador de órgãos, através do Doe+Vida. Não sabemos o dia de amanhã e quero poder ajudar a salvar outras pessoas”, afirma.

Para mais informações e cadastro na campanha Doe+Vida, acesse o site www.doemaisvida.com.br . Seja doador de órgãos, seja doador de vida. Basta dizer sim!
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!