Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Saiba mais sobre a doação e o transplante de órgãos

Notícias

RSS

15/04/2015

Saiba mais sobre a doação e o transplante de órgãos



O transplante de órgãos e tecidos, em muitos casos, é o único tratamento viável para algumas doenças. Um único doador pode ajudar a salvar muitas vidas. No entanto, uma das questões mais delicadas e relevantes deste processo diz respeito, justamente, à decisão de doar.

Apesar de toda conscientização promovida para a população, o assunto ainda gera dúvidas. Desde 2001 a doação presumida é proibida no Brasil e a doação com doador falecido passou a ser autorizada apenas com o consentimento da família, independente do desejo em vida do potencial doador. Sendo assim, os registros em documentos de Identificação (RG) e Carteira Nacional de Habilitação referentes à doação de órgãos deixaram de ter valor legal como forma de manifestação de vontade do doador.

Podem ser doados coração, rins, pulmões, fígado, pâncreas, ossos, pele, válvulas e córneas. Cada órgão e tecido possui tempo máximo para ser retirado do doador e de preservação fora da circulação sanguínea. Órgãos como coração, pulmões, fígado, pâncreas e rins devem ser removidos antes da parada cardíaca e o período de preservação para ser transplantado pode variar de 4 a 36 horas, de acordo com cada órgão.

As córneas e os ossos podem ser retirados até seis horas após parada cardíaca e têm sete dias e até cinco anos, respectivamente, de preservação extracorpórea. É importante ressaltar que a escolha do receptor depende da sua ordem na lista e também de exames de compatibilidade com o doador.

Doar órgãos salva vidas e leva esperança a muitas pessoas, mas depende de você. Faça a sua parte, converse com a sua família e mostre o seu desejo de ser um doador. Doe mais vida, basta dizer sim!
 

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!