Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Resultados que renovam a esperança

Notícias

RSS

03/01/2017

Resultados que renovam a esperança



A notícia não poderia ser melhor. O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) alcançou em 2016 a marca inédita em captação de ossos, tendões e articulações. O Banco Multitecidos do instituto registrou de janeiro a outubro deste ano um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2015. As doações saltaram de 29 para 38, quantidade capaz de beneficiar até 1.520 pessoas em todo o país. Cada doação beneficia até 40 pacientes com problemas traumato-ortopédicos.

As captações de córneas, também realizadas pelo Into, registram aumento de 67%. Foram 193 doações em comparação às 115 de 2015, outro recorde. De acordo com o diretor-geral do Into, Christiano Cinelli, os profissionais do Instituto atuaram em conjunto ao Programa Estadual de Transplantes para orientar em diversos hospitais sobre a importância da abordagem aos familiares de potenciais doadores de ossos e demais tecidos.

O aumento registrado também se deve à rotina de captação feita em outros estados pelos profissionais do Banco Multitecidos, auxiliando locais que não contam com equipes captadoras de tecidos. É o caso, por exemplo, da Central de Transplantes do Paraná, que notifica o Into sobre possíveis doadores.

O Banco de Multitecidos do Into é atualmente o que mais disponibiliza tecidos para cirurgias ortopédicas no Brasil. Segundo o coordenador do Banco Rafael Prinz, 37,8% dos transplantes de tecidos musculoesqueléticos no Brasil, entre o 1º semestre de 2013 e o 1º semestre de 2016, foram realizados com ossos e outros tecidos fornecidos pelo Into.

Vale lembrar que o Into tem equipes preparadas para realizar captações 24 horas por dia, 365 dias do ano. Todo o procedimento, desde a captação, processamento, armazenamento e distribuição do tecido a ser transplantado é gratuito para os receptores.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!