08/04/2014
Hospital da UFRJ alcança a marca de 600 transplantes de fígado
O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atingiu a marca de 600 transplantes de fígado no final do mês de março. O programa de transplantes de fígado do HUCFF funciona desde 1998, a partir do sistema de captação de órgãos no estado.
A unidade realiza, em média, 40 transplantes de fígado por ano. Em 2014, até o momento, já foram efetuadas oito cirurgias desse tipo. Atualmente, o HUCFF tem em espera 25 pacientes para transplante hepático, com exames prontos, e cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes.
O HUCFF é, no momento, o terceiro centro em atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) em transplante de fígado. Os outros dois são o Centro Estadual de Transplantes (CET) e o Hospital Adventista Silvestre. Para Rodrigo Sarlo, coordenador do Programa Estadual de Transplantes, a unidade se destaca por ser mais uma opção de atendimento ao SUS e por sua história.
Há quatro anos o Rio de Janeiro vem alcançando números expressivos nas doações de órgãos. Em 2010, foi inaugurado o centro transplantador no Hospital Silvestre e, no último ano, o Centro Estadual de Transplantes – que ajudaram o estado a realizar 1.434 cirurgias em todo o estado ao longo de 2013. O número de transplantes hepáticos também evoluiu nos últimos quatro anos. Em 2010, foram realizados 68 procedimentos, subindo para 82 no ano seguinte, 153 em 2012 e, no ano passado, 160 transplantes.