26/12/2013
Estado investe R$ 20 bilhões para modernizar rede de saúde
A tecnologia é fundamental para o correto diagnóstico que aumenta as chances de salvar a vida de pacientes. Além de uma boa equipe médica, ter equipamentos de ponta nos hospitais traz mais agilidade ao atendimento e qualidade aos serviços. O Governo do Estado investiu, desde 2007, cerca de R$ 20 bilhões no parque tecnológico das unidades de saúde.
No setor de transplantes, a rede estadual está inovando com o transporte de rins. Antes feito em uma caixa térmica, o traslado agora é realizado em uma máquina de perfusão. O estado foi o primeiro do Brasil a importar o equipamento.
Procedente dos Estados Unidos, a máquina de perfusão evita que o rim transportado sofra lesões provocadas pela falta de oxigênio. Além disso, pacientes que recebem órgãos armazenados no equipamento tendem a ter um tempo de recuperação mais curto, além de considerável diminuição do risco de função tardia do enxerto, o que pode resultar em um tempo menor de internação do pós-operatório. A máquina também ajuda os médicos a decidirem se o rim tem condições de ser usado no paciente.
- Para os médicos, a máquina fornece dados que antes eram impossíveis de serem coletados - explica o coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.