10/10/2016
Secretário de Saúde participa de missa com Dom Orani Tempesta do Dia Nacional do Doador
Com 16 transplantes de rim e outros oito de fígado, o Hospital São Francisco de Assis totalizou 23 vidas salvas no mês de setembro, atrás apenas do mês de junho, quando foram realizados 30 procedimentos. Com foco totalmente voltado para o serviço de transplantes desde a mudança na forma de custeio dos procedimentos, a unidade encerrou a semana em que o debate se volta para a necessidade da conscientização da sociedade quanto à importância da doação com uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A celebração contou com a presença de funcionários e pacientes da unidade, além do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., e do coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.
- Com a mudança no custeio, o HSFA está garantindo a estabilidade que procedimentos como transplantes precisam e que o Estado, em meio à grave crise financeira que atravessa, não tem como assumir. Com a garantia dos recursos federais para a unidade, como funciona com este tipo de serviço em todo o país, houve a possibilidade de redirecionarmos os recursos para outros tipos de serviço, mas garantindo que o Estado cumpra seu papel de incentivar este tipo de procedimento. A redução nos gastos que adotamos na secretaria nos possibilita, hoje, ter o Incentivo Estadual ao Transplante, que oferece apoio financeiro para as unidades que realizam transplantes, em complemento à tabela SUS – destacou o secretário de Saúde.
Desde o início do ano, cerca de 150 procedimentos de rins e fígado foram feitos no HSFA. Dois doadores, inclusive, eram de outros estados – Mato Grosso e Bahia – e os órgãos foram trazidos para o RJ em voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta semana da doação de órgãos, cujo dia oficial é o 27 de setembro, a unidade realizou uma série de ações internas de sensibilização e, com apoio do Programa Estadual de Transplantes (PET), recebeu o Mural da Vida – um grande painel itinerante que destaca as mensagens de familiares doadoras e também de pacientes transplantados como forma de homenageá-los.
- A sensibilização da sociedade é um dos pilares do PET. Com a Doe+Vida, campanha permanente de educação e conscientização, levamos a empresas, instituições públicas e privadas, colégios, entre outros, nossas palestras que têm como objetivo levantar o tema e estimular a busca por informações. É preciso que a doação de órgãos seja discutida entre as famílias e incentivar esse debate é parte do nosso trabalho. Além disso, temos, até o fim deste ano, pelo menos 30 cursos voltados para profissionais de saúde. É importante agir em diferentes frentes e, principalmente, buscar o apoio da população. Sem doação de órgãos, os transplantes não acontecem – explica Rodrigo Sarlo, coordenador do PET. Atualmente, cerca de 2,2 mil pessoas aguardam por um transplante no RJ. Desde que o PET foi criado, em abril de 2010, mais de 7 mil vidas foram salvas no estado.
Autorizações em queda – Assim como no restante da região Sudeste, o Rio de Janeiro registrou aumento do número de recusas familiares para a doação de órgão e tecidos – de 42% para 48% -, no primeiro semestre de 2016, em comparação ao mesmo período de 2015. Ou seja, o RJ já teve número de recusas bem menor: em 2015, o estado fechou o ano com 58% de autorizações. Ainda assim, o RJ continua com taxa superior à média nacional.
Iluminação Especial - Diversos pontos da cidade ganharão iluminação especial em verde, cor que simboliza o transplante no mundo, para vai chamar a atenção das pessoas para a causa, como a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, o monumento em homenagem a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, o Palácio Guanabara e a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, além do Cristo Redentor e da Catedral Metropolitana. São parceiros da SES nas ações: Metrô Rio, Supervia, Arquidiocese e Secretaria Municipal de Conservação do Rio, além da OAB.
Doe+Vida - Lançada em 2015, a campanha busca incentivar a sociedade a discutir o tema da doação de órgãos e conta o site www.doemaisvida.com.br, além do aplicativo (disponível para Android), que permitem compartilhar a decisão com amigos e familiares nas redes sociais. A campanha conta ainda com a realização de palestras de conscientização que são realizadas em empresas, instituições públicas e privadas e, a partir deste ano, também passam a ser levadas para colégios públicos e particulares, com o objetivo de incentivar os jovens a pensar e discutir o tema.