Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Secretário de Saúde participa de missa com Dom Orani Tempesta do Dia Nacional do Doador

Notícias

RSS

10/10/2016

Secretário de Saúde participa de missa com Dom Orani Tempesta do Dia Nacional do Doador


Secretário de Saúde participa de missa com Dom Orani Tempesta do Dia Nacional do Doador
Com 16 transplantes de rim e outros oito de fígado, o Hospital São Francisco de Assis totalizou 23 vidas salvas no mês de setembro, atrás apenas do mês de junho, quando foram realizados 30 procedimentos. Com foco totalmente voltado para o serviço de transplantes desde a mudança na forma de custeio dos procedimentos, a unidade encerrou a semana em que o debate se volta para a necessidade da conscientização da sociedade quanto à importância da doação com uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta. A celebração contou com a presença de funcionários e pacientes da unidade, além do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., e do coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Rodrigo Sarlo.

- Com a mudança no custeio, o HSFA está garantindo a estabilidade que procedimentos como transplantes precisam e que o Estado, em meio à grave crise financeira que atravessa, não tem como assumir. Com a garantia dos recursos federais para a unidade, como funciona com este tipo de serviço em todo o país, houve a possibilidade de redirecionarmos os recursos para outros tipos de serviço, mas garantindo que o Estado cumpra seu papel de incentivar este tipo de procedimento. A redução nos gastos que adotamos na secretaria nos possibilita, hoje, ter o Incentivo Estadual ao Transplante, que oferece apoio financeiro para as unidades que realizam transplantes, em complemento à tabela SUS – destacou o secretário de Saúde.

Desde o início do ano, cerca de 150 procedimentos de rins e fígado foram feitos no HSFA. Dois doadores, inclusive, eram de outros estados – Mato Grosso e Bahia – e os órgãos foram trazidos para o RJ em voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Nesta semana da doação de órgãos, cujo dia oficial é o 27 de setembro, a unidade realizou uma série de ações internas de sensibilização e, com apoio do Programa Estadual de Transplantes (PET), recebeu o Mural da Vida – um grande painel itinerante que destaca as mensagens de familiares doadoras e também de pacientes transplantados como forma de homenageá-los.

- A sensibilização da sociedade é um dos pilares do PET. Com a Doe+Vida, campanha permanente de educação e conscientização, levamos a empresas, instituições públicas e privadas, colégios, entre outros, nossas palestras que têm como objetivo levantar o tema e estimular a busca por informações. É preciso que a doação de órgãos seja discutida entre as famílias e incentivar esse debate é parte do nosso trabalho. Além disso, temos, até o fim deste ano, pelo menos 30 cursos voltados para profissionais de saúde. É importante agir em diferentes frentes e, principalmente, buscar o apoio da população. Sem doação de órgãos, os transplantes não acontecem – explica Rodrigo Sarlo, coordenador do PET. Atualmente, cerca de 2,2 mil pessoas aguardam por um transplante no RJ. Desde que o PET foi criado, em abril de 2010, mais de 7 mil vidas foram salvas no estado.

Autorizações em queda – Assim como no restante da região Sudeste, o Rio de Janeiro registrou aumento do número de recusas familiares para a doação de órgão e tecidos – de 42% para 48% -, no primeiro semestre de 2016, em comparação ao mesmo período de 2015. Ou seja, o RJ já teve número de recusas bem menor: em 2015, o estado fechou o ano com 58% de autorizações. Ainda assim, o RJ continua com taxa superior à média nacional.

Iluminação Especial - Diversos pontos da cidade ganharão iluminação especial em verde, cor que simboliza o transplante no mundo, para vai chamar a atenção das pessoas para a causa, como a Ponte Estaiada da Barra da Tijuca, o monumento em homenagem a Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo, o Palácio Guanabara e a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, além do Cristo Redentor e da Catedral Metropolitana. São parceiros da SES nas ações: Metrô Rio, Supervia, Arquidiocese e Secretaria Municipal de Conservação do Rio, além da OAB.

Doe+Vida - Lançada em 2015, a campanha busca incentivar a sociedade a discutir o tema da doação de órgãos e conta o site www.doemaisvida.com.br, além do aplicativo (disponível para Android), que permitem compartilhar a decisão com amigos e familiares nas redes sociais. A campanha conta ainda com a realização de palestras de conscientização que são realizadas em empresas, instituições públicas e privadas e, a partir deste ano, também passam a ser levadas para colégios públicos e particulares, com o objetivo de incentivar os jovens a pensar e discutir o tema.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!