Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
PROGRAMA ESTADUAL DE TANSPLANTES
Início » Fique por dentro » Notícias » Cartão do doador é lançado em meio à emoção no Hospital Estadual Alberto Torres

Notícias

RSS

02/10/2017

Cartão do doador é lançado em meio à emoção no Hospital Estadual Alberto Torres



Emoção, música, lágrimas e gratidão. Foi assim o lançamento do cartão do doador, realizado no Hospital Estadual Alberto Torres, na última sexta-feira, 29/09. Em meio às homenagens feitas em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, no dia 27, o Subsecretário de Unidades de Saúde, Charbel Khouri Duarte, falou sobre a importância de se conversar com a família sobre o assunto e o trabalho realizado junto ao Programa Estadual de Transplantes.

“A situação que envolve a doação de órgãos é muito complexa: de um lado temos uma família que precisa de uma chance, do outro uma família que perdeu um ente querido. Não há prova de amor maior do que doar a vida pelo irmão, sem mesmo conhecê-lo. Quando começamos o programa aqui no Alberto Torres nós nos engajamos de corpo e alma. E a sociedade tem que se engajar nesse projeto também, senão ele não tem o sucesso que deve ter”, afirmou o subsecretário.

O coordenador do Programa Estadual de Transplantes, Gabriel Teixeira, ressaltou a importância de ações que envolvam a conscientização da população quanto à doação de órgãos.

“É fundamental falar sobre o assunto e fazer ações desse tipo porque isso faz toda a diferença. Que a gente possa terminar o ano com muito trabalho e começar 2018 ainda melhor”, disse.


O psicólogo Luiz Antônio Silva, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) conversou com o público presente e emocionou a todos ao cantar a música “O plantio”, escrita especialmente para a ocasião. A inspiração para a composição da canção é o “Jardim do Doador”, instalado numa área do hospital reservada para as famílias plantarem pés de jasmim em homenagem aos doadores.

“Esta música traduz exatamente o que é a doação de órgãos”, explicou o psicólogo cantando a letra, cujo trecho diz “O sol vem todo dia alegremente, eu sinto se espalhar pelo jardim, um dia eu hei de ver, que irei testemunhar os olhos que trarão o meu olhar, o coração batendo novamente, fazendo um outro corpo arrepiar, trazendo a paixão de volta ao seu lugar e significando o meu cantar”.

Ligue 155 - disque transplante

Secretaria de saúde
Links interessantes:
Rio com saúde Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!